top of page

LIQUIDO AMNIÓTICO - O que fazer quando o líquido amniótico está baixo?



O que é o Líquido amniótico?

O líquido amniótico é o fluido que envolve o bebê em desenvolvimento e preenche a bolsa e cavidade uterina. A bolsa d’água, que envolve o bebê no útero, é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

O bebê engoli e faz a deglutição do líquido amniótico e depois é filtrado pelos rins e descartado a bolsa através de urina. A maior parte do líquido amniótico é a urina do bebê, mas fique tranquila, pois a urina do bebê é 99% água. Esse líquido é trocado a cada 24 a 48 horas, esse processo irá depender da quantidade de líquido que a mãe ingere. Todo líquido que a mãe ingere é filtrado pela placenta antes de entregar ao bebê.


Qual a Importância do líquido amniótico?

- Hidrata a pele do bebê

- Proteger o bebê de traumas e impactos externos

- Auxilia na maturação gastrointestinal

- Auxilia na maturação pulmonar

- Ajuda a não comprimir o cordão umbilical favorecendo a perfeita corrente sanguínea levando nutrientes e oxigênio até o bebê.

- Protege contra bactérias;

- Mantém a estabilidade térmica.


Qual é a quantidade de líquido dentro da bolsa?

- Durante a gestação o líquido vai aumentando, chega ao ápice com aproximadamente 1 litro nas 34 semanas. Depois ocorre uma pequena redução no seu volume até o parto.


O que fazer quando o líquido amniótico está baixo?

Caso seja verificado que há pouco líquido amniótico nas primeiras 24 semanas de gestação, é recomendado que a mulher adote medidas para tentar minimizar o problema, sendo indicado que fique em repouso e beba bastante água, pois isso além de evitar a perda de líquido amniótico, aumenta a produção deste líquido, evitando

O que fazer para manter a bolsa de líquido na dosagem perfeita?

Hidratar com bastante água filtrada, água de coco.


O que pode causar a diminuição do líquido amniótico?

Pouca água, medicamentos como antibióticos


VOCÊ PRECISA ASSISTIR:

Como o bebê respira dentro da barriga?


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page