A bolsa poderá se romper em qualquer fase do trabalho de parto, em 3 situações:
1. Romper de forma espontânea fora do trabalho de parto; 2. Romper durante as contrações, romper no período expulsivo (quando a cabeça do bebê se exterioriza); 3. Romper pelo obstetra: Em algumas situações o médico obstetra poderá romper a bolsa. Mas normalmente a bolsa se rompe espontaneamente durante a fase ativa do trabalho de parto. ► O que acontece quando a bolsa se rompe? Quando a bolsa rompe e esvazia o líquido amniótico, a cabeça do bebê desce mais e posiciona-se melhor no canal do parto, forçando ainda mais o colo do útero, onde ajuda a evoluir melhor a dilatação. ► O que a mulher sente quando a bolsa se rompe? Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor. A mulher sentirá um líquido quente escorrendo pelas pernas, é como se estivesse fazendo xixi, mas sem controle do fluxo. O líquido amniótico é transparente e tem um odor parecido com o da água sanitária, por isso, caso o líquido esteja com alguma coloração ou sangue, a gestante deve avisar imediatamente o médico.
► O que fazer quando a bolsa estoura? Quanto tempo seu bebê tem para nascer?
A primeira coisa é manter a calma. O estouro da bolsa não significa que o bebê nascerá imediatamente. Ligue para o seu parceiro e o seu médico, tome um banho, arrume as coisas e peça para alguém te levar para a maternidade.
Agora, se a bolsa romper antes do fim da gestação, a gestante deverá ligar para o seu médico obstetra e ir para a maternidade imediatamente.
► O que pode causar o rompimento da bolsa gestacional?
Algumas vezes a bolsa amniótica se rompe antes que a gestação tenha chegado à sua 37ª semana, quando se considera o parto a termo. Isso pode acontecer em virtude de fatores externos (estresse, excessos físicos, traumas etc.) ou internos (infecções).
► Quais os sinais de que a bolsa vai estourar?
A partir de 37-38 semanas, a gestante pode observar a "queda do ventre", sensação de que a "barriga baixou" e que está associada à redução do líquido amniótico ou da acomodação da cabeça do bebê na bacia.
Existem alguns casos em que o bebê nasce e permanece na bolsa de águas (parto empelicado). Posteriormente, ocorre a ruptura.
VOCÊ PRECISA ASSISTIR:
Comments