top of page

4° SEMANA DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

Atualizado: 22 de mar. de 2022

 

Durante a semana 4, a pequena vida que você e seu parceiro criaram há apenas uma semana está implantando e se estabelecendo em sua nova casa em seu útero, onde crescerá e se desenvolverá nas próximas 36 semanas. Junto com o implante, vem um aumento no hormônio da gravidez hCG. No final desta semana, pode haver hCG suficiente para detectar um teste sensível de gravidez precoce em casa.


A partir da semana 4, seu bebê é chamado de embrião. Com apenas 0,2 mm, seu pequeno embrião tem aproximadamente o tamanho de uma semente de papoula.


A placenta começou a se desenvolver, e três camadas distintas de células são formadas no embrião. A primeira camada irá formar o sistema digestivo, fígado e pulmões de seu bebê; a segunda irá formar o coração, músculos, rins, órgãos reprodutivos e ossos de seu bebê; e a terceira irá formar o sistema nervoso, cabelo, pele e olhos.

Dois processos importantes acontecem durante esta semana. O primeiro é a formação do tubo neural, o qual é o precursor do cérebro e da medula espinhal de seu bebê. Este é formado a partir da camada do ectodermo. O ácido fólico é vital neste processo, e é por isso que ele é um suplemento comumente recomendado durante o pré-natal. O segundo é que um pequeno coração com duas câmaras se formou, e até já começou a bater no finalzinho desta semana, ainda que seja muito pequeno para você ouvir. Seu bebê está se desenvolvendo rapidamente.

Seus Sintomas Comuns Esta Semana

É difícil dizer se você está tendo sintomas no início da gravidez durante a semana 4. Muitos dos primeiros sinais de gravidez são os mesmos que os sintomas pré-menstruais comuns. No entanto, você pode notar um padrão trifásico de temperatura corporal basal, manchinhas na calcinha de implantação ou intestino ressecado. Claro, algumas mulheres não têm sinais tão cedo. Se ainda não começou, agora pode ser o início do período de enjoos matinais. E se você estiver esperando gêmeos, os sintomas podem ser ainda mais fortes. Apesar do nome ser enjoo matinal, os sintomas podem aparecer a qualquer hora, inclusive à noite. Seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, fazendo você ir mais vezes ao banheiro.

A sensibilidade em seus seios aumenta conforme as glândulas mamárias multiplicam-se em preparação para o leite materno alimentar o seu bebê. Se o cansaço está acabando com você, isso é natural. Se precisar, peça ajuda ao seu parceiro, um amigo ou parente. Ou deixe sem fazer mesmo e aguarde até ter energia novamente.


Tente ignorar os "desejos" e opte por lanchinhos saudáveis. É importante fazer uma alimentação nutritiva para que seu bebê seja o mais saudável possível. Você está criando uma nova vida, então dê a ela o melhor início possível com uma alimentação saudável e balanceada. Boa saúde pode tornar o parto mais fácil também. Se ainda não tiver ido ao médico, não adie isso ainda mais. Cuidados pré-natais adequados são importantes para você e o bebê.


Testes de Gravidez

Seu bebê começa a produzir hCG antes de se ligar ao útero, mas uma vez que o implante ocorre, os níveis de hCG em seu corpo aumentam rapidamente. Testes sensíveis de gravidez precoce podem detectar pequenas quantidades de hCG na urina já 10 dias após a concepção

Um Teste de Gravidez Negativo

Até o final da 4° semana, o nível do hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana (hCG) está aumentando em seu corpo. À medida que os níveis de hCG sobem, às vezes pode (mas nem sempre) levar a sintomas precoces da gravidez. A questão é que ainda é provável que ainda não haja hormônio suficiente presente em seu corpo para ser detectado por um teste de gravidez.


Gravidez Química

Por outro lado, um teste de gravidez positivo precoce pode indicar uma gravidez química. Uma gravidez química é aquela que termina logo após o implante.

 

Próxima Semana

Na próxima semana, a espera finalmente acabou. Quando feitos corretamente, os testes de gravidez em casa são cerca de 99% precisos no primeiro dia de um período perdido. Então, prepare-se para as grandes notícias oficiais!

Leia a seguir:





186 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page