O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

5° SEMANA DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

4 Semanas de Gravidez 6 Semanas de Gravidez

 


Você está oficialmente grávida!

Você deve ter notado algo faltando esta semana—sua menstruação.

Neste período de atraso menstrual te levou a fazer um teste de gravidez. E o resultado positivo te trouxe aqui neste site. Junto com o resultado vem uma enxurrada de reações de excitação de alegria a medo e inseguranças. Mas fique tranquila, pois vou te ajudar em cada transição da fase da gestação. Venha comigo, pois aqui neste conteúdo vou te orientar como está o crescimento e desenvolvimento do bebê em seu ventre e trazer dicas para você mamãe saber lidar com todas as mudanças que estão acontecendo em seu corpo. Vamos lá!

Com 5 Semanas de gravidez você entrou no 2° mês lunar de gestação.

Me conte nos comentários abaixo: Como você está se sentindo?
  • Estourando de emoção

  • Feliz, Feliz

  • Alegre, mas com cautela

  • Animada

  • Ou na verdade com muito medo

A gravidez é uma mistura de emoções. Concentre-se nas atividades que fazem você se sentir melhor, seja cozinhando, assistindo, ou qualquer outra coisa. E se acontecer de cochilar, tudo bem, isso é ótimo para o seu organismo que está se esforçando para formar uma nova vida em seu ventre. Fique tranquila, que vai dar tudo certo! Vamos conferir como está nesta semana o desenvolvimento do seu bebê!

Tamanho do bebê com 5 semanas de Gravidez

Na 5° semana de gravidez, o feto tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz e se parece mais com um pequeno girino do que com um humano.

Foto: grão de arroz

Desenvolvimento do bebê com 5 Semanas de Gravidez

Antes da gravidez, seu útero era do tamanho de uma laranja. No final? Estamos falando do tamanho semelhante de uma melancia!

Com 5 semanas seu bebê está a pleno vapor na formação. Nesta fase o embrião é promovido à condição de feto, pois os principais órgãos estão em desenvolvimento.

Esta semana é marcada pela formação intensa de um órgão muito importante e delicado: o coraçãozinho do bebê. Por isso, que ao fazer uma ecografia ainda não é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê, e ali na ecografia se vê apenas o saco gestacional. Fique tranquila, que já nas próximas semanas entre 7 a 8 semanas de gestação, será possível ouvi-lo. Neste momento todo o corpinho do feto está sendo irrigado com abundante sangue vindo da placenta, para acelerar a sua formação. Olhando para esta imagem, ele parece mais um girino do que um ser humano. Ainda não tem traços humanos. Observe a ilustração abaixo, que o feto tem até uma pequena cauda, semelhante à de um cavalo marinho. Fique tranquila, está tudo certo, logo esta cauda dará lugar as perninhas e o bumbum do seu amado bebê.


Dicas para a gestante de 5 semanas


Você percebeu que você recebeu um super poder: Cheiro apurado - Você pode se sentir mal com cheiro de algum alimento cozinhando, cheiro de produtos de limpeza, perfumes, cremes... Dica que te dou: Compre um sabonete de bebê para tomar banho. Escolha um desodorante sem perfume. E relaxe o máximo que puder, pois quanto mais agitada você ficar maior a sensação de enjoo. 1. Você percebeu que está com um aumento do apetite: Isso é bem característico da gravidez. Isso acontece pois seu corpo está desesperado por nutrientes e vitaminas para sustentar a formação de inúmeros órgãos do seu bebê. Procure ter uma alimentação saudável e balanceada com frutas, legumes e cereais. coma de 3 em 3 horas isso te ajudará a driblar os enjoos também. 2. Procure uma unidade de saúde para iniciar o seu pré natal. 3. Tome vitaminas pré-natal, assista o vídeo: VITAMINAS IMPORTANTE NA GESTAÇÃO. Por mais que você tenha uma alimentação super balanceada, a gestação pede um pouco a mais de nutrientes e vitaminas. 4. Evite contar sua gravidez para amigos e parentes, fazer postagem no facebook, instagram antes de completar 12 semanas de gravidez. Pois as chances de aborto espontaneo após as 12 semanas é praticamente zero. 5. Reduza a ingestão de sal, pois provoca o aumento da pressão arterial e retenção de líquido no corpo, como inchaço nos pés. Assista ao vídeo PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ. 6. Intestino Preso é comum durante toda a gestação, em alguns casos até provoca aparecimento de hemorróidas. Sugiro comer muita fibra e beber água em abundância. Um exemplo de fibra maravilhosa para o intestino é a pipoca, só cuidado com o sal, cereais de integrais, vitamina de mamão e laranja, mamão e ameixa, comer uma ameixa seca por dia para estar ativando e estimulando o intestino. Assista ao vídeo PODE FAZER FORÇA PARA EVACUAR? 7. Comece a tirar fotos da sua barriga a cada semana. Use sempre a mesma roupa. 8. Não pinte o cabelo, evite substâncias nocivas, como álcool, tabagismo (incluindo fumaça de segunda mão) e drogas, bem como atividades potencialmente perigosas, como sentar em uma banheira de hidromassagem, ir a uma montanha-russa ou fazer uma tatuagem. Assista a série GRÁVIDA PODE? 9. Tenha cuidado com alguns alimentos. Evite esses alimentos:

  • Queijos não pasteurizados;

  • Leite ou suco cru ou não pasteurizado;

  • Carnes, aves, frutos do mar e ovos crus ou mal cozidos;

  • Frutos do mar defumados crus, como mariscos;

  • Peixes contendo altos níveis de mercúrio, como espadarte, azulejo, tubarão, cavala e atum patudo;

  • Massa crua, incluindo massa de biscoito e massa de bolo.

10. Cuidado com os medicamentos, não faça automedicação. Se você faz uso de algum medicamento, converse com seu médico no pré-natal para que ele oriente como será daqui para frente a administração de tal medicamento. 11. Animais de estimação. Normalmente não é perigoso ter animais de estimação, como um gato ou cachorro, durante a gravidez. Tome muito cuidado na hora de higienizar o seu pet. As fezes destes animais têm o potencial de causar danos ou transmitir doenças à gestante, usar luvas ou reservar esta tarefa a seu parceiro. 12. Visite o dentista Embora você provavelmente esteja hiperfocado em agendar - e ir - sua primeira consulta de pré-natal, você também deve considerar marcar uma consulta para ir a um dentista. Na verdade, a American Dental Association, o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) e a Academia Americana de Pediatria (AAP) incentivam a consultar o dentista enquanto estão grávidas. As mesmas alterações hormonais que causam náuseas e sensibilidade mamária podem causar inflamação gengival (gengivite gestacional). Se ignorada, a gengivite gestacional pode levar a uma infecção gengival mais grave chamada periodontite, o que aumenta a chance de parto prematuro. Assista ao vídeo: DENTES SENSÍVEIS NO INÍCIO DA GRAVIDEZ 13. Humor alterado, é normal você se sentir sensível, mais chorona, irritada a barulhos, sem vontade de fazer algo... Isso não é a sua culpa, é culpa dos hormônios em crescimento acelerado para formar um novo ser em seu ventre.

Resumo da 5° Semana

Faça um teste de gravidez.
Agende sua primeira consulta de pré-natal.
Continue tomando ácido fólico e vitaminas pré-natais.
Marque uma consulta para ir ao dentista.
Evite alimentos, substâncias e atividades prejudiciais.

Depois de saber que está grávida, vá em frente agende a sua primeira consulta de pré-natal. Não se esqueça de ter a data da sua última menstruação para o médico calcular a sua idade gestacional. Leve à consulta o seu exame de sangue. Você também pode fazer uma ultra-som esta semana para verificar se há um saco gestacional. Seu bebê ainda é muito pequeno para ver, mas o saco gestacional pode ser visível quando seu nível de hCG está em torno de 2000 mUI/ml.3


Você Precisa Assistir:


 

Leia a seguir:


6 Semanas de Gravidez


50 Sintomas de Gravidez


Enjoo da Gravidez, dicas para aliviar

Posts recentes

Ver tudo