top of page

1 ° SEMANA DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

Atualizado: 22 de mar. de 2022

 


1° Semana de Gravidez


O método de cálculo da idade gestacional começa um pouco antes da concepção. Dessa forma, a 1° semana começa com o 1º dia da menstruação anterior. Ainda não há bebê no útero, mas a contagem gestacional já iniciou. Isso porque entra no cálculo gestacional todo o processo fisiológico da liberação do óvulo até a fecundação/concepção. A partir da concepção, no final da 2ª semana, o bebê aparece e passa por uma série de transformações ao longo dos próximos 9 meses.

No caso de você estar esperando gêmeos não idênticos, haverão dois óvulos preparando-se para sair dos ovários. A concepção vai levar ainda 14 dias para acontecer, mas o início da gravidez é calculado a partir do 1º dia da última menstruação. Nas duas primeiras semanas, seu útero começa a se preparar para sustentar e nutrir o bebê desde o momento da concepção.

AS PRIMEIRAS 4 FASES DA GRAVIDEZ

• Fase da Menstruação; • Fase Pré-Ovulação e Ovulação • Fase da Concepção • Fase Embrionária


1ª SEMANA DE GRAVIDEZ FASE DA MENSTRUAÇÃO:

A fase da menstruação é a fase da descamação da parede do útero ou seja endométrio. 1ª semana, está relacionada a limpeza, para preparar o útero para abrigar o bebê em toda a sua evolução gestacional.

2ª SEMANA DE GESTAÇÃO FASE PRÉ-OVULATÓRIO:

A fase de pré-ovulatória é o período em que o óvulo se desenvolve para sair do ovário e o útero se prepara para poder receber o óvulo fecundado. Com o aumento do hormônio progesterona, engrossa a camada de revestimento do útero, chamada de endométrio, essa camada é composta por: sangue, fluidos e nutrientes. O endométrio então é considerado como um solo fértil para o óvulo fecundado.

2ª SEMANA DE GRAVIDEZ FASE DA OVULAÇÃO:

A fase da ovulação é mais conhecida como período fértil, ou seja, é quando o ovário libera o óvulo para ser fertilizado. Neste período a mulher tem a presença de uma quantidade maior de lubrificação. Isso acontece porque o estrogênio alcançou seu pico máximo, fazendo surgir um muco muito viscoso transparente (semelhante à clara de ovo). O óvulo quando liberado tem um prazo de 24 horas para ser fertilizado, depois deste tempo ele morre e é eliminado junto a menstruação. Por ser difícil detectar o dia exato da liberação do óvulo, e para uma tentante não perder a chance de concepção; abrimos um leque de maior probabilidade para o dia da liberação do óvulo, chamado de período fértil. O período fértil é sinalizado assim: 3 dias antes da data provável da ovulação e 3 dias depois da data provável da ovulação, totalizando 7 dias.


3ª SEMANA DE GRAVIDEZ FASE DA FECUNDAÇÃO:

Nesta fase você está oficialmente grávida! É marcado como período de fecundação. A fecundação é quando o espermatozóide penetra o óvulo e consegue fecundar o óvulo. Esse óvulo agora fecundado irá sair daqui das trompas e se dirigir até ao útero. Quando o óvulo fecundado encosta na parede do útero acontece a nidação. Durante a nidação a mulher poderá encontrar um pouquinho de sangue em sua calcinha e uma leve sensação de cólica em seu abdômen. A partir desta semana começará a produção do hormônio hCG, onde poderá ser identificado através dos testes de farmácia ou exame de sangue. Quanto mais tempo e semana passarem mais aumentará os níveis deste hormônio hCG e, as suas chances de obter um positivo com 10 dias de atraso da menstruação será alto.


4° SEMANA DE GRAVIDEZ

FASE EMBRIONÁRIA:

A fase embrionária corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células.


 

Leia a seguir:







247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page