top of page

2 ° SEMANA DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

Atualizado: 22 de mar. de 2022

 


Nesse momento está acontecendo o preparo do berço do bebê, ou seja, o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento.

Cientistas capturam liberação do óvulo humano

É a segunda semana da sua jornada de gravidez de 40 semanas. Assim como na primeira semana, você ainda não está tecnicamente grávida, mas está mais perto do que nunca desse objetivo. Durante a semana 2, seu corpo está se preparando para ovular.


Para maximizar suas chances de criar uma nova vida, agora é a hora de prestar atenção aos sinais sutis de fertilidade do seu corpo e passar algum tempo íntimo de qualidade com seu parceiro.


Lembre-se, seu profissional de saúde calcula sua data de vencimento e a contagem regressiva de 40 semanas a partir do primeiro dia do seu último período. Então, se você tivesse apenas um teste de gravidez positivo e achasse que está grávida há duas semanas, então você estaria na semana 4.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO ÚTERO?

Mesmo que ainda não haja desenvolvimento fetal no útero no momento, ele está chegando, e seu corpo está se preparando para isso. Em seu ovário, um óvulo está amadurecendo e se preparando para se libertar.


Enquanto isso, o revestimento do seu útero está crescendo e ficando mais espesso para aceitar e nutrir uma nova vida. No final da semana, a ovulação ocorrerá à medida que seu ovário liberar o óvulo em suas trompas de Falópio.


Um óvulo pode sobreviver por 12 a 24 horas após a ovulação. Mas você não precisa fazer sexo no dia exato da ovulação. Como o espermatozóide pode viver até cinco dias em muco cervical fértil, você pode ter relações sexuais a cada dois dias durante a semana 2, ou relações sexuais de tempo um ou dois dias antes da ovulação, para colocar o espermatozóide no lugar, pronto e esperando o óvulo quando for liberado.


Dos 150 a 300 milhões de espermatozóides que iniciam a jornada para o óvulo, apenas uma fração dos mais saudáveis e fortes chegará à trompa de Falópio. Uma vez lá, apenas um entrará no óvulo. Quando o espermatozóide e o óvulo se unem, isso é chamado de fertilização.


Seus Sintomas Comuns Esta Semana

Você pode não ter nenhum sintoma, ou pode notar algumas mudanças em seu corpo.

Os sintomas da 2° semana não estão relacionados à gravidez, mas podem ser sinais de ovulação.


OS SINAIS DE OVULAÇÃO

Os sinais de ovulação são: ligeiro aumento do desejo sexual; aumento do muco cervical semelhante a clara de ovo; saliva vista no microscópio como uma samambaia; dor de ovulação caracterizado com uma pontada em uma das laterais do pé da barriga.


Aumento do desejo sexual

A natureza sempre parece ter uma maneira de saber o que fazer. Alterações hormonais que levam à ovulação podem dar um impulso ao desejo sexual durante o período mais fértil no ciclo menstrual de uma pessoa. Se você se sente um pouco mais apaixonado do que o habitual, provavelmente está se aproximando da ovulação. Pegue a dica e faça o que parecer natural.


Muco Cervical

O muco cervical é produzido no colo do útero. Ele muda ao longo do ciclo de seco para úmido, cremoso para transparente com aspecto de clara de ovo, elástico para pegajoso. O muco cervical tem uma função preciosa no fecundação, isso porque o muco tem a função de proteger, acolher e conduzir os espermas até as trompas de falópio para a fecundação do óvulo ao espermatozoide.


Saliva Fértil

À medida que a ovulação se aproxima, o hormônio estrogênio aumenta. O aumento do estrogênio causa alterações na saliva. Quando você olha para ele sob um microscópio, a saliva não fértil seca parece pontos e linhas, enquanto a saliva fértil seca tem um padrão de samambaia que se parece com ramos de uma samambaia ou uma folha de palmeira.


Dor de ovulação

Dor de ovulação é uma pontada aguda, em um dos lados da parte inferior do abdômen, que acontece no meio do ciclo menstrual. Normalmente não dura muito e está associado à ovulação. O problema é que nem todas as pessoas com ciclos menstruais experimentam dor de ovulação, e aquelas que o fazem podem não sentir isso todos os meses. Além disso, outras condições podem causar dores abdominais, como gases ou dor de estômago. Então, embora mittelschmerz possa ser um sinal de que um óvulo acabou de sair do ovário, não é necessariamente confiável.


TOME VITAMINAS

Comece ou continue tomando ácido fólico ou uma vitamina pré-natal para obter todos os nutrientes necessários para se manter saudável durante a gravidez e ajudar a prevenir problemas de saúde para você e seu futuro filho.


Sua Lista de Verificação da 2° Semana

  1. Preste atenção ao seu corpo e procure sinais de aumento da fertilidade.

  2. Se você não tiver certeza de quando estará ovulando, considere usar um teste de ovulação domiciliar.

  3. Envolva-se em atividade sexual à medida que se aproxima no meio do ciclo, percebe muco cervical fértil e sente um aumento no seu desejo sexual.

  4. Continue tomando ácido fólico e vitaminas pré-natais.

  5. Tente manter o sexo sobre sua conexão, em vez de um meio para um fim.

  6. Procure maneiras de manter o estresse e a ansiedade sob controle.


 

fonte: VeryWellfamily, ClinicaFGO, Boa Gravidez, Patrícia Moreira



 

Veja a 3° semana de gravidez


Prepare-se para um grande marco na próxima semana—concepção! Muitas pessoas acreditam que a gravidez começa oficialmente com a fertilização do óvulo. Outros acreditam que começa com o implante ou um teste de gravidez positivo.

De qualquer forma, a concepção é um grande evento porque esse minúsculo óvulo fertilizado vai crescer e se transformar em seu filho.


 

Leia a seguir:







194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page