O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

16 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Gravidez Semana a Semana

15 Semanas de Gravidez 17 Semanas de Gravidez


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO POR SEMANA 

16 semanas é 4 meses - 2° Trimestre de Gravidez 


Tamanho do bebê com 16 semanas de Gravidez

O tamanho figurativo do bebê de 16 semanas é de uma pêra. 


Sexo do bebê

E aí já descobriu o sexo do bebê? Com 16 semanas os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Já pensou no nome do seu bebê? Se você está sem idéias. Assista: SUGESTÃO LISTA PARA NOMES DE MENINAS E MENINOS



SEU BEBÊ
Desenvolvimento do bebê com 16 Semanas de Gravidez

Coração

O coração do seu futuro bebê está batendo cerca de 150 a 180 vezes por minuto, e está bombeando aproximadamente 25 litros (24 litros) de sangue por dia.


Papilas gustativas

As papilas gustativas e os poros gustativos do bebê estão desenvolvidos e funcionando até esta semana. Então, seu bebê pode sentir o gosto do líquido amniótico à medida que ele entra na boca. Como o líquido amniótico assume os sabores da sua dieta, seu bebê agora pode começar a desenvolver preferências gustativas enquanto estiver no útero.


Cabeça e do Corpo

Músculos e ossos continuam a crescer e completar o esqueleto do seu bebê.

A cabeça do seu bebê está mais ereta ou reta e alinhada com o corpo agora.

O cabelo está começando a aparecer nas sobrancelhas, lábio superior e queixo.

Os primeiros movimentos oculares são vistos sob as pálpebras entre 16 e 18 semanas; uma vez que os movimentos oculares começam, os bebês começam a tocar suas pálpebras.

A capacidade de ouvir ainda está se desenvolvendo, mas seu bebê pode começar a ouvir sons limitados esta semana.


SEU CORPO


Sintomas da mãe com 16 semanas de gravidez
Bebê mexendo na barriga

Se você ainda não começou a sentir o seu bebê na barriga, esta semana você começará a sentir uma sensação como de uma borboleta na barriga. Mas, se você é a mãe de primeira viagem, será um pouco mais difícil de reconhecer essa sensação. Mas entre 16 a 20 semanas você vai começar a sentir esses primeiros movimentos, pois os ossos do bebê estão cada vez mais enrijecidos. Fique atenta e não esqueça de anotar em seu diário semanal. Os bebês são muito ativos no útero, especialmente entre 14 e 19 semanas, quando ainda há espaço suficiente para se movimentar.


Chá de Revelação

O chá de revelação também pode substituir o chá de bebê, assim você pode organizar uma única festa. Nesse caso, peça presentes unissex para ajudar a compor o enxoval, como fraldas e outros itens de higiene do bebê. Na semana passada apresentei 7 dicas de como você pode fazer o chá de revelação.


Cadê a barriga?

Mães de primeira viagem, se perguntam: cadê a barriga? Elas já se imaginam se exibindo com o barrigão. Mesmo a barriga sendo bem pequena, você já pode começar a usar roupas mais confortáveis, e usar sutiã de sustentação de amamentação de apoio ao aumento dos seios.


Desejos por comida

Com as náuseas no primeiro trimestre, você teve aversão a alguns alimentos. Mas, agora no segundo trimestre o seu estômago aceita o cheiro de comida novamente, você pode ter alguns desejos por comida. Desejos por comida são comuns. Entre 50% e 90% das gestantes os relatam. Os desejos podem estar associados aos hormônios da gravidez, juntamente com a maneira do corpo de buscar certos nutrientes que você precisa para o seu bebê em desenvolvimento.


Peso

Você deve ter engordado até agora algo em torno de 2,5 a 4,5 quilos. O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Esse tipo de dor geralmente é temporária, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. É importante cuidar da postura para proteger a coluna e evitar pressão e dores, principalmente agora que sua barriga está começando a despontar.


Hemorróidas

As mudanças no corpo muitas vezes provocam outro incômodo bastante comum entre as grávidas: hemorroidas. Descubra o que fazer para amenizá-las e como uma alimentação rica em grãos integrais pode ajudar. Assista: GRÁVIDA PODE FAZER FORÇA PARA EVACUAR?



Pés inchados

Os seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia. Os pés podem ficar inchados, por dois motivos: 1. Aumento do volume de sangue na gestação. 2. Retenção de líquido.

Assista: PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ, DICAS PARA ALIVIAR.



Altura do Fundo

Juntamente com o acima exposto, seu provedor pode fazer uma nova medição esta semana: é chamado de altura do fundo ou do fundo, e é a distância entre o topo do seu osso púbico e o topo do seu útero. Nesta medida ajuda o médico a monitorar o crescimento fetal. Às 16 semanas, a parte superior do útero estará a meio caminho entre o osso púbico e o umbigo quando você estiver deitado.


Exame Genéticos

Se você optou pela triagem genética, pode ter coletado sangue nesta visita ao consultório. Este exame de sangue é oferecido entre a semana 15 e a semana 22 para determinar o risco de anormalidades cromossômicas e defeitos do tubo neural do seu bebê.

Caso seja detectado alguma anormalidade no exame de translucência nucal, o exame de amniocentese será solicitado. A amniocentese é um método de diagnóstico pré-natal que consiste na retirada pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, do abdome materno para fins de análise. Esse exame é realizado entre a semana 15 e a semana 20. Se você ainda não fez o seu médico pode agendar para esta semana.


Exame Amniocentese

Almofadas de Gravidez

À medida que sua barriga começa a se expandir, pode ser um desafio encontrar uma posição confortável para dormir. Um travesseiro de gravidez fornece suporte ao seu corpo e pode ajudá-lo a dormir mais confortavelmente ao seu lado.


Vitaminas

Continue fazendo uso das suas vitaminas pré-natais do segundo trimestre.


 

Seu bebê está fazendo tantas coisas incríveis às 16 semanas. Os sentidos estão se desenvolvendo à medida que o bebê começa a provar, ouvir e até tocar. Enquanto isso, você está mostrando e possivelmente começando a se perguntar se essas pequenas bolhas de gás podem realmente ser o bebê se movendo.


Assista o vídeo desta semana:


Se você ainda não consegue sentir o bebê se movendo, não precisa se preocupar. Isso vai acontecer em breve, talvez até na próxima semana.


VOCÊ PRECISA LER TAMBÉM:

17 Semanas de Gravidez

18 Semanas de Gravidez

15 Semanas de Gravidez

4° Mês de Gravidez

5° Mês de Gravidez



Posts recentes

Ver tudo