O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

14 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Gravidez Semana a Semana

15 Semanas de Gravidez 16 Semanas de Gravidez


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO POR SEMANA

14 semanas é 4 meses

2° Trimestre de Gravidez


Você já pode se sentir menos enjoado e exausto, mas se ainda não começou a se sentir melhor, aguente firme. Esses sintomas de gravidez precoce não tão agradável não terminam abruptamente em uma data específica - e tecnicamente nem todos desaparecem quando você atinge a 14ª semana.


SEU BEBÊ
Tamanho do bebê com 14 semanas de Gravidez

O tamanho ilustrativo do bebê de 14 semanas é semelhante a um pêssego ou kiwi.



Desenvolvimento do bebê com 14 Semanas de Gravidez

Os Órgãos
  • Os órgãos sexuais externos estão formados, incluindo os ovários e testículos.

  • Os intestinos já estão trabalhando no primeiro movimento intestinal (chamado mecônio).

  • O fígado está fazendo bile.

  • A glândula tireóide está começando a produzir hormônios.


O Rosto

O rosto está se tornando mais reconhecível, com um pescoço mais longo e olhos totalmente desenvolvidos, que são cobertos por pálpebras fundidas.


Mãos

Os dedos das mãos e dos pés estão crescendo e formando as impressões digitais.


Movimentos do bebê

O seu bebê está se mexendo, esticando os braços ou até mesmo praticando a respiração tomando líquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões. Os pulmões do bebê é como duas esponjas repletas de liquido amnióticos.

Você ainda não consegue senti-lo, mas o bebê está se movendo.


O bebê sente as emoções da mãe?

Por volta da 13ª semana da gestação, o bebê começa a sentir as emoções da mãe. Ele já consegue sentir as vibrações do interior do corpo da mãe, como as batidas do coração da mamãe.



SEU CORPO
Sintomas da mãe com 14 semanas de gravidez

À medida que seus hormônios se estabilizam no final do primeiro trimestre, você pode começar a se sentir menos cansado - e talvez até mais enérgico.

No entanto, essa recuperação não é verdadeira para todos. A fadiga pode continuar ou até piorar à medida que sua gravidez progride.


Menos Sensibilidade Mamária

A sensibilidade mamária também tende a diminuir após o primeiro trimestre. No entanto, algumas pessoas grávidas continuam a sentir desconforto à medida que o tecido mamário cresce e amadurece para fazer leite materno.


Linha Nigra

A pele ao redor dos mamilos, auréola, pode estar ficando mais escura. Este escurecimento é resultado da substância melanina que está em alta em seu organismo. A melanina é responsável por pintar o seu bebê por dentro, ela irá tonalizar a pele, olhos e cor de cabelo do bebê. No entanto, a melanina pinta você também do lado de fora, podendo aparecer manchas escuras no rosto como melasmas, linha nigra, e aureola dos seios.

Se você tem mais dúvidas sobre a linha nigra, assista este vídeo: LINHA NIGRA



Cabelos e Unhas

Você pode notar que seu cabelo e unhas estão crescendo mais rapidamente.


Retorno da Libido

Os sintomas do início da gravidez podem interferir no desejo sexual no primeiro trimestre. No entanto, quando náuseas, vômitos, fadiga e sensibilidade mamária diminuem - juntamente com os medos de prejudicar uma gravidez precoce - o desejo sexual pode retornar. O contato íntimo é muito importante para a gestante, pois ajuda na sua auto estima, em se sentir bela, amada e acolhida.

Se houver alguma preocupação em fazer sexo, seu profissional de saúde o informará. Em geral, ter relações sexuais durante a gravidez é seguro, desde que não haja complicações, como placenta prévia ou sangramento vaginal.

Após a atividade sexual, algumas cólicas leves são normais. Contrações leves do útero fazem parte do orgasmo. Eles são irregulares e desaparecem rapidamente.

Assista ao vídeo É SEGURO FAZER SEXO NA GRAVIDEZ, PODE MACHUCAR OU CUTUCAR O BEBÊ?


Respire um pouco mais fácil

Se você já se preocupou com a perda precoce da gravidez (especialmente se já experimentou isso antes), esta semana traz um pequeno suspiro de alívio. Na semana, o risco de aborto espontâneo cai significativamente. Embora alguns futuros pais possam realmente não sentir alívio até depois do parto, quando estão segurando um bebê saudável nos braços, este é um passo crítico para chegar a esse ponto.

Se você achar que está preocupado o tempo todo, compartilhe suas preocupações com seu médico. Pode ser útil obter um encaminhamento para um profissional de saúde mental para ajudá-lo durante esse período.


Segurança em Viagem

Viajar geralmente é seguro durante a maior parte da gravidez. No entanto, náuseas, vômitos e fadiga podem colocar um amortecedor nas viagens do primeiro trimestre. O conforto pode se tornar mais um problema à medida que você entra no seu terceiro trimestre.


O segundo trimestre é o momento ideal para você viajar. Claro que mesmo assim, existem algumas precauções que você deve tomar:


1° Viagem de Avião

Viagem de avião está liberada ainda nestas próximas semanas, mas a partir da 28ª semana as concessionárias pedem um atestado médico como protocolo de segurança. A maioria das companhias aéreas aceitam gestantes somente até os 7 meses. No entanto, isto pode variar e às vezes podem solicitar uma permissão médica.

A grávida com complicações, como diabetes, pressão alta, anemia falciforme, sangramento vaginal, pode ter a viagem de avião contraindicada pelo obstetra.


2° Viagem de Carro

A viagem de carro está liberada.

Faça um planejamento para as paradas ao banheiro, gestante não pode segurar a urina, pois causa infecção urinária.

O limite de viagem de carro é de 6 horas por dia.

Converse com seu médico sobre seus planos de viagem.

Use roupas confortáveis.


3° Viagem de Moto

A viagem de moto não é recomendado a gestante

Assista ao vídeo: GRÁVIDA PODE ANDAR DE MOTO?


Dor no pé da barriga

À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa dor também é resultado do estiramento do tecido muscular, devido ao rápido crescimento da barriga e sustentação ao peso. Muitas vezes é interpretada como uma “fisgada” perto da região da virilha.


Qual lado a grávida deve dormir?

Evite dormir de bruços e barriga para cima, prefira deitar e dormir do lado esquerdo.

1° Evita de pressionar a veia cava artéria principal do organismo.

2° Evita refluxo azia e náuseas, pois o suco gástrico do estômago fica baixo.


3° Evite dormir mais de 9 horas seguidas. Quando dormimos a pressão arterial fica baixa. E a gestante passar 9 horas seguidas com a pressão baixa, pode resultar em pouca oxigenação para o bebê no ventre, levando a morte súbita do bebê na barriga. Então durante a noite levantar para ir ao banheiro, é uma ótima opção para ajudar o corpo a se oxigenar.


4° Quando sentada lembre-se de elevar os pés, pois nesta fase começa os inchaços.

Assista ao vídeo: PÉS INCHADOS NA GRAVIDEZ, DICAS PARA MELHORAR


Aumento dos pés?

Você sabia que durante a gravidez a mãe pode ter até 1 número a mais? Isso aconteceu comigo, durante a minha gestação eu tive aumento de 2 números a mais de calçado, devido ao inchaço dos pés e do hormônio Relaxina.


Quadril Frouxo

Ele ajuda a relaxar os ligamentos e as articulações na área pélvica, para que sua pelve possa se expandir durante o parto. Só que este hormônio não é só enviado para as articulações pélvicas, ele é liberado para todo o corpo. Por isso que as gestantes sentem como se os ossos do quadril estivesse mais afrouxado para andar ou para deitar na cama, principalmente quando a gestante tenta virar de um lado para o outro.


Alimentação

No segundo trimestre: o paladar da gestante fica mais apurado

Nessa etapa da gestação, a obstetra recomenda a ingestão de 300 a 500 calorias a mais por dia. Como a comida volta a ser atraente, aproveite para fazer refeições saudáveis.


Tome bastante água se hidrate bastante, tome à vontade água de coco, suco de laranja, coma ovo cozido, cereais, aveia, de preferência ao pão integral, sopa de canja de galinha.


Atenção redobrada: Inflamação Urinária

A infecção urinária durante a gravidez é bastante preocupante. A infecção urinária pode causar um parto prematuro. A causa está ligada a 4 motivos:


1° Segurar o xixi por muito tempo:

Fazer xixi é também uma maneira de eliminar micro-organismos bactérias nocivos ao corpo. Deixar de ir ao banheiro com regularidade acaba estimulando proliferação de bactérias, gerando o risco aumentado de infecções no local.


2° Má higienização

As mulheres apresentam infecção urinária com maior frequência, por causa do tamanho da uretra que é menor, encurtando o caminho da bactéria até a bexiga. Na hora que ir ao banheiro precisa se atentar a limpeza correta. Sempre pratique movimentos de frente vagina para trás (ânus).


3° Relação Sexual

A relação sexual pode carregar bactérias do anus até a uretra, causando infecções de bexiga. Por isso é recomendado sempre após a relação esvaziar a bexiga para limpar o canal da uretra.


4° Beber pouca água durante o dia

A água purifica o organismo, ajudando eliminar bactérias nocivas do corpo, através da urina. Urina muito concentrada e com cor amarelo intenso pode aumentar o risco para a proliferação de bactérias no local.


Baixa Imunidade

Gripes, candidíase pode ser sinal de baixa imunidade. Pratique atividade física moderada, e converse com o seu médico para fazer uso de vitamina C.


Suplementação Vitamínico

Por mais que você tenha uma alimentação balanceada, o corpo da gestante necessita de sempre um pouquinho a mais, portanto, continue a fazer o uso das vitaminas pré-natais indicadas pelo seu médico. A gestante nesta fase tem necessidade de ferro, cálcio, vitamina D e Ômega 3.

Assista ao vídeo:

VITAMINAS PARA GESTANTE


 

Na próxima semana, é provável que você continue se sentindo melhor e tenha mais energia.

Você também está chegando mais perto sentir o bebê à mexer na barriga.


VOCÊ PRECISA LER:

15 Semanas de Gravidez

16 Semanas de Gravidez

13 Semanas de Gravidez

4° Mês de Gravidez

Posts recentes

Ver tudo