top of page

QUANTO TEMPO APÓS A RELAÇÃO POSSO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?



Existem alguns testes de gravidez extra sensíveis que podem ser feitos antes de você perder sua menstruação. Alguns deles podem ser concluídos assim que oito dias após a concepção. Poucas pessoas sabem que a concepção não necessariamente começa imediatamente após você fazer sexo.

Na verdade, pode levar até cinco dias para o espermatozóide fertilizar um óvulo. Mesmo depois disso, leva vários dias para o óvulo fecundado viajar ao útero, onde se planta no revestimento uterino. Do sexo à gravidez pode levar de duas a três semanas.

Portanto, seus resultados não serão precisos se você fizer um teste antes deste período.


Vou te ilustrar abaixo uma provável esquema de dias para você compreender melhor como funciona a concepção:

Basicamente, se a mulher estiver no dia fértil em 7 dias após a relação desprotegida a mulher já está grávida. Mas para descobrir a gravidez no teste de farmácia é necessário aguardar 2 semanas.

Veja aqui como funciona:

  • 2 horas para a viagem dos espermatozoides até encontrar o óvulo.

  • 5 dias para o óvulo fecundado viajar das trompas de falópio até o útero.

  • 2 dias para o óvulo fecundado implantar no útero. 

Quando o óvulo se implanta no útero inicia a química da produção em alta dosagem do hormônio da gravidez. À medida que os dias passam a dosagem do hormônio hCG aumenta e é detectado no teste de farmácia ou exame de sangue. Para descobrir a gravidez no teste de farmácia é recomendado aguardar 2 semanas após a relação para obter um perfeito positivo, se realizar o teste com 7 dias após a relação certamente dará uma falso negativo, pois o hormônio de gravidez ainda está em baixo nível para ser detectado no teste. 


Essa regra funciona para a mulher que está no dia fértil, se a mulher tiver relação desprotegida antes do período fértil, pode demorar mais 5 a 7 dias (esse é o tempo que os espermatozoides permanecem vivos dentro da mulher) para aguardar a mulher ovular e assim fecundar o óvulo. Então se a mulher estiver fora do período fértil pode demorar 12 a 14 dias para descobrir a gravidez após a relação. 


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page