top of page

LINHA NIGRA NA BARRIGA DE GRAVIDEZ, POR QUE ELA APARECE?



QUANDO A LINHA NIGRA COMEÇA APARECER?

A Linha Nigra começa aparecer logo no início da gravidez. Com 12 a 16 semanas essa linha tende aparecer já no pé da barriga, de forma clara. Com o crescimento da barriga essa linha estende já para o meio do umbigo.

POR QUE A LINHA NIGRA SURGE?

A Linha Nigra é o resultado da ação da substância produzida pelo corpo da grávida em alta dosagem chamada Melanina. Melanina é uma proteína de pigmentação produzida em células chamadas melanócitos. Melanina é responsável por dar pigmentação na pele, pelos, cabelos e olhos. Devido a essa grande produção, algumas partes do corpo da mulher tendem a ficar mais escuras. Como por exemplo: Rosto, Axilas; Auréolas dos seios; Virilha; e até a parte de dentro das coxas.


A melanina em alta dosagem no corpo da mãe tem três funções especiais:

  1. Pigmentar a pele, cabelo, e olhos do bebê que está em formação. E as informações de tonalidade de cor da mãe e do pai já foram inseridas no código genético do DNA do seu bebê.

  2. A melanina pinta o bebê dentro do seu ventre, e por fora; em você! Ou seja, ela tem a função de pigmentar de uma forma mais escura as aureolas de seus seios a fim de que quando o bebê nascer ele possa enxergar com maior precisão os seus seios para você amamentá-lo. Pois os bebês recém-nascidos não têm sua visão ainda totalmente nítida. Sua visão será aprimorada dentro dos próximos dias.

  3. Mas a melanina tem uma função ainda mais nobre: proteger o seu DNA e gestação dos efeitos nocivos provocados pela radiação do sol.




QUANDO ESSA LINHA DESAPARECE?

A linha tende a sumir e desaparecer por volta de 12 semanas após o parto. Mulheres com a cor de pele mais escura podem demorar um pouco mais para desaparecer. Durante a amamentação não deve usar nenhum tipo de produto esfoliante para ajudar a remover a Linha Nigra, ou qualquer outra mancha da gravidez da pele. Após o tempo de amamentação converse com o seu médico dermatologista para escolher o melhor produto para você.


4 DICAS PARA AMENIZAR SUA APARÊNCIA.

  1. Tomar ácido fólico ajuda a amenizar os efeitos da melatonina em sua pele.

  2. Hidratante; Hidrata bastante sua pele, pois quanto mais elástica estiver a sua pele menos marcas e manchas apareceram. Com a pele hidratada será também mais fácil de eliminar as manchas efeito da melanina após o parto.

  3. Protetor Solar, não saia de casa nos primeiros 5 meses sem protetor solar, essa fase a melanina está em super dosagem em seu corpo e poderá manchar sua pele do rosto.

  4. Cuidado com o sol; Evite o sol depois das 10h – após as 17h o sol já estará menos ofensivo.




93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page