top of page

DOR NO PÉ DA BARRIGA NA GRAVIDEZ, O QUE PODE SER?

Atualizado: 22 de nov. de 2021



A dor no pé da barriga, dor pélvica, dor no baixo ventre ou pode ser sentida uma fisgada de queimação na pele somente de um lado, durante o desenvolvimento da gestação é bastante comum. Durante a gravidez, há um ligeiro crescimento do abdome somado ao peso do bebê, que resulta em uma distensão muscular, muitas vezes sentida no segundo ou terceiro trimestre de gravidez, este estiramento das fibras musculares é percebida em algumas situações:


  • ao caminhar

  • ao se deitar

  • quando vira de um lado para outro na cama

  • quando sentar e levantar

  • quando pega peso

  • quando empurra algum objeto como exemplo carrinho...

  • quando faz algum tipo de esforço

  • quando precisa se agachar




DOR NO PÉ DA BARRIGA TAMBÉM PODE SER OUTRA COISA?


Quando a dor no pé da barriga durante a gravidez é intensa e acompanhada por outros sintomas como perda de líquidos pela vagina, febre, calafrios e dor na cabeça, pode ser indicativo de situações mais graves, devendo a mulher ir ao hospital o mais rápido possível para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.



1. GRAVIDEZ ECTÓPICA

É caracterizada pela implantação do embrião fora do útero, normalmente nas tubas uterinas. Além da dor no pé da barriga, que pode ser bastante intensa, pode haver também o surgimento de outros sintomas, e pequena perda de sangue pela vagina.

Recomendo assistir ao vídeo sobre sintomas e causas gravidez Ectópica. Recomendo assistir causas e sintomas de GRAVIDEZ ECTÓPICA




2. ALERTA PARA ABORTO ESPONTANEO

Fique atenta a um possível aborto espontâneo, somados a pontada no pé da barriga aos demais sintomas característicos, como: febre, perda de líquidos pela vagina, sangramentos e dor de cabeça constante, calafrios. Recomendo ler também após aborto espontâneo, quando é seguro engravidar novamente?



3. CONTRAÇÕES

A ocorrência de contrações no segundo trimestre de gestação, conhecidas como contrações de treinamento ou contrações de Braxton Hicks, também podem causar dor no pé da barriga, que são mais leves e que duram no máximo 60 segundos.

Recomendo assistir ao vídeo fases e etapas do trabalho de parto. Recomendo você assistir FASES E ETAPAS DO TRABALHO DE PARTO




DICAS PARA ALIVIAR

  1. Caminhar com suavidade e cuidado com a postura;

  2. Evitar sapatos com salto alto;

  3. Evitar esforço físico;

  4. Evitar levantar e arrastar peso, para pegar objetos no chão, sempre que possível utilize um apoio (mesa, sofá..) e dobre os joelhos para se aproximar do objeto. Nunca incline sua coluna;

  5. Sentar-se para vestir calcinha, calça;

  6. Descansar sempre que possível;

  7. Evitar ficar deitada com a barriga para cima, deite do lado esquerdo com apoio de um travesseiros entre as pernas e barriga.

  8. Praticar hidroginástica, pilates ou alongamentos;

  9. Uso de cinta de suporte, indicada pelo obstetra, ajuda a aliviar a pressão da barriga.

  10. Calcinhas altas que sustentam o peso da barriga também são indicadas, porém merecem atenção especial porque não devem apertar a barriga, somente oferecer sustentação.

  11. Fisioterapia auxilia no tratamento e prevenção das dores;

  12. Bolsa de água quente na região.


VOCÊ PRECISA VER TAMBÉM






693 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page