O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

20 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Gravidez Semana a Semana

19 Semanas 21 Semanas


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO POR SEMANA

20 semanas são 5 meses - 2° Trimestre de Gravidez



Seu bebê
Seu corpo
Lembretes importantes e dicas

Quantos meses é a 20ª semana de gravidez?

20 semanas são 5 meses de gravidez, equivale ao 2° Trimestre de gestação.

Esta semana, você pode estar sentindo seu bebê se mexer de forma externa e pode ter a oportunidade de ver seu bebê durante um ultrassom.


SEU BEBÊ

Tamanho do bebê com 20 semanas de Gravidez

O tamanho figurativo do bebê de 20 semanas é de uma banana


Tamanho do bebê da cabeça ao bumbum

tamanho: Um pouco a mais de 17 cm

peso: até 300 g


CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN)

O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas. Ele é tipicamente determinado a partir de imagens ultrassonográficas e pode ser usado para estimar a idade gestacional com grande precisão.


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO NA 20ª SEMANA

Características do desenvolvimento do bebê


Movimento bebê: Você provavelmente já começou a sentir o bebê a mexer na barriga. Essa é uma sensação maravilhosa. O seu bebê agora é bem ativo, isso porque os seus músculos estão se tornando mais maduros e ele tem ainda bastante espaço para se movimentar, mas à medida que passam as semanas o espaço vai ficando cada vez mais apertado.


Sono do bebê: o bebê dorme e acorda como um recém-nascido.

Sistema Reprodutor: Na semana 20, o sistema reprodutivo do bebê se desenvolveu perfeitamente.

Menina: O desenvolvimento de óvulos humanos começa muito antes do nascimento. O número de ovos nos ovários está em seu pico em torno de 20 semanas, com cerca de seis a sete milhões de ovos. Esse número diminui a partir deste ponto e continua a diminuir ao longo da vida.

Menino: Os testículos ainda estão no abdômen, preparando-se para se mover para a área inguinal (virilha) para começar sua descida. No entanto, os testículos geralmente não descem para o escroto até o terceiro trimestre.


Vesícula biliar: A vesícula biliar está produzindo bile, o que ajuda a digerir nutrientes.


Cabelos: Os folículos pilosos estão ficando mais longos. A presença dos pelos temporários, denominados de “lanugo”, caem na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo.


Audição: Os ouvidos do bebê ainda não terminaram de se desenvolver, mas podem ouvir sons de fora do útero.


Sustos: Com a audição cada vez mais aprimorada o bebê pode se assustar com ruídos inesperados, podendo dar um pulo na barriga.


Soluços: Não se assuste com os soluços do bebê, ele pode ter mais de uma vez no dia. Eu particularmente notava que o meu bebê soluçava na barriga toda vez que eu estava com frio. Pode não ter nada a ver, mas conte para mim nos comentários se você já notou a mesma coisa que eu. Os soluços do bebê são muito válidos, pois ajudam o bebê a treinar o diafragma para o dia do nascimento.


Papilas gustativas: Muitas das papilas gustativas do seu bebê agora podem transmitir sinais gustativos para o cérebro, e seu bebê está engolindo moléculas dos alimentos que você come que passaram pelo seu sangue para o seu líquido amniótico.

Deglutição: O bebê está engolindo regularmente o líquido amniótico em quantidades crescentes, os rins filtram e produzem urina que o bebê já expeli no seu meio, no líquido amniótico.


Líquido amniótico: O líquido amniótico é composto de nutrientes, hormônios e citocinas que protegem o bebê contra infecções. Com o início do funcionamento dos rins, a urina do feto passa a ser o principal componente do líquido amniótico, onde é trocado a cada 24 a 48 horas.


Vérnix Caseoso: A camada protetora de vérnix continua a se acumular na pele.


Unhas: As unhas estão começando a crescer. Mas fique tranquila, não há perigo de o bebê se machucar, pois sua pele está coberta de vérnix, um revestimento cremoso como um protetor.


SEU CORPO

Mudanças no corpo da mãe


Altura do fundo

A partir de agora, em cada consulta pré-natal, seu médico ou parteira medirá sua barriga desde o osso público até o topo do útero. Esta medida de "altura fundamental" mostra como seu bebê está crescendo. A altura em centímetros é aproximadamente igual ao número de semanas em que você está grávida. Com 20 semanas o útero está no nível do umbigo da mãe.


Umbigo da mãe: À medida que seu útero cresce e se expande para o abdômen, ele pressiona sua parede abdominal. Essa pressão pode mudar a aparência do seu umbigo. A mãe também pode ter uma sensibilidade maior na região, porque o útero a está pressionando.


Linha Nigra: Forma-se uma linha escura (“linha nigra”) entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto.


Mãos e pés mais inchados: Com o aumento de fluxo de sangue os rins podem estar sobrecarregados promovendo uma retenção de líquidos, gerando na gestante inchaço. As mãos podem inchar, sendo difícil para manter a aliança no dedo. Os pés e tornozelos ficam maiores e inchados também.


Cãibras nas pernas: Até 45% das pessoas grávidas têm cãibras nas pernas. Essas cólicas ocorrem mais comumente nos músculos da panturrilha. Eles são dolorosos, repentinos e geralmente acontecem à noite.


Deitar de Costas: Evite ficar deitado de costas. Depois de 20 semanas, você não deve mais se deitar de costas. Seu útero e bebê estão crescendo o suficiente para pressionar seus órgãos abdominais, coluna vertebral e os principais vasos sanguíneos do seu corpo. Essa pressão pode afetar sua circulação, retardar o fluxo de sangue para o coração e diminuir sua pressão arterial.

O que os especialistas dizem?

“Há um grande vaso sanguíneo chamado veia cava inferior que corre ao longo do lado direito da sua coluna vertebral, que é responsável por devolver o sangue da sua metade inferior para o seu coração. Teoricamente, o peso do seu bebê e útero poderia pressionar a veia cava, comprometendo esse suprimento de sangue.”

Dr. Allison Hill, MD, OB/GYN


Lembretes importantes e dicas

  • Faça o exame morfológico

  • Se hidrate constantemente internamente com água natural e água de coco.

  • Se hidrate constantemente externamente, sua pele com cremes para gestantes.

  • Evite deitar de costas e do lado direito.

  • Use um travesseiro de gravidez atrás das costas para obter suporte extra

  • Coma alimentos ricos em fibras, por exemplo, grãos integrais

  • Exercite-se regularmente

  • Levante os pés sentado sempre que puder

  • Faça uso das suas Vitaminas pré-natais



Posts recentes

Ver tudo