O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

19 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Gravidez Semana a Semana

18 Semanas 20 Semanas


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO POR SEMANA

19 semanas são 5 meses - 2° Trimestre de Gravidez



SEU BEBÊ
SEU CORPO

Quantos meses é a 19ª semana de gravidez?

19 semanas são 5 meses de gravidez, equivale ao 2° Trimestre de gestação.

Esta semana, você pode estar sentindo seu bebê se mexer de forma externa e pode ter a oportunidade de ver seu bebê durante um ultrassom.


SEU BEBÊ

Tamanho do bebê com 19 semanas de Gravidez

O tamanho figurativo do bebê de 19 semanas é de uma manga.


Tamanho do bebê da cabeça ao bumbum

tamanho: Um pouco a mais de 15 cm

peso: um pouco a mais de 260 g


CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN)

O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas. Ele é tipicamente determinado a partir de imagens ultrassonográficas e pode ser usado para estimar a idade gestacional com grande precisão.


DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DENTRO DO ÚTERO NA 19ª SEMANA

Características do desenvolvimento do bebê


Vérnix Caseoso

Uma camada de gordura está se desenvolvendo sob a pele e sua cabeça do bebê, chamada de Vérnix Caseoso; é uma substância com tonalidade esbranquiçada e aspecto gorduroso, cuja textura se parece com a da cera. Vérnix Caseoso tem a função proteger e hidratar a pele fina e translúcida do bebê, de modo a fortalecê-la e protegê-la contra microorganismo como bactérias, além de outras infecções que podem passar pelo líquido amniótico. Além de ajudar no momento do parto deixando escorregadio como um lubrificante facilitando a passagem pelo canal vaginal.

Benefícios que vérnix faz pelo seu bebê enquanto eles estão no útero:

  • Atua como lubrificante para ajudar seu bebê a passar pelo canal do parto com mais facilidade;

  • Cria uma camada à prova d'água que protege a pele do seu bebê do líquido amniótico;

  • Ajuda a prevenir infecções;

  • Ajuda seu bebê a regular a temperatura corporal;

  • Hidrata a pele do seu bebê;

  • Promove a cicatrização de feridas;

Sono

Seu bebê tem ciclos regulares de sono, como um bebê recém-nascido. Ele dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora.


Audição

Eles podem reagir a sons que vêm de fora da sua barriga, para que você possa ler ou tocar música para eles - coisas que eles reconhecerão depois que nascerem.


Tecido adiposo

Seu bebê já começou a desenvolver tecido adiposo branco, que armazena energia. Agora, eles estão fazendo gordura marrom. Os bebês precisam de gordura marrom para se aquecer assim que saem do útero.

O que é tecido adiposo branco e marrom?

O tecido adiposo branco armazena energia e produz citocinas pró-inflamatórias, que interferem no sistema imunológico. Já o tecido adiposo marrom possui como principal função a produção de calor. A pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. O tecido adiposo está localizado no hipoderme na terceira camada da pele.


Formação de dentes

Embora você não os veja por alguns meses após o nascimento, o primeiro conjunto de dentes primário do seu bebê está se desenvolvendo intraósseos.


Placenta

A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.


Menina

Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado.


Menino

A próstata está começando a se desenvolver, podendo ser visto no ultrassom;


SEU CORPO

Mudanças no corpo da mãe


Manchas escuras no rosto

  • “Cloasma” – manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo - Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de estrogênio, é possível haver estimulação de um hormônio que atua diretamente nas células produtoras de melanina, levando ao aparecimento das manchas da gravidez, incluindo a linha nigra, que é uma linha escura que pode surgir na barriga das gestantes.

  • O Melasma pode surgir em pessoas que fazem uso de anticoncepcionais, que possuem predisposição genética ou alterações vasculares.


Sintomas comuns para esta fase da gestação

  • Congestão nasal,

  • sangramento nas gengivas,

  • desejos por comida,

  • alongando ao longo dos lados da barriga,

  • falta de concentração ou perda da memória recente. Procure se alimentar com alimentos nutritivos, durma um pouco a mais, reduza as atividades para aliviar o estresse.


Dor no ligamento redondo

É uma dor aguda na virilha ou parte inferior da barriga chamada popularmente de pé da barriga essa dor pode aparecer repentinamente, quando você levanta, senta, vira na cama, tosse, espirra, anda ou ri.

Dor no ligamento redondo é o resultado do alongamento e tração dos ligamentos ao longo dos lados do útero. Os ligamentos e nervos da região pélvis se estica causando o estiramento muscular. O estiramento muscular é uma lesão que acontece quando um músculo se estica em excesso, rompendo as fibras musculares sinalizando essa dor no pé da barriga. Ele desaparece rapidamente e, não é prejudicial à gestação.


Dicas para lidando com a dor do ligamento redondo

  • Mantenha uma boa postura;

  • Evite andar de salto alto;

  • Não ficar de pé por longos períodos;

  • Mude lentamente de posição;

  • Faça alongamentos e exercícios pré-natais;

  • Use um cinto de apoio à gravidez;

  • Desacelere e descanse;

  • Tome um banho relaxante.

Dentes Saudáveis

Quando você está grávida, você tem dois conjuntos de dentes para cuidar: o seu e o do seu bebê. Uma alimentação saudável é boa para ambos. Uma dieta saudável ajuda a prevenir a cárie dentária para você, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes de que seu bebê precisa para desenvolver dentes fortes e saudáveis.

  • Escolha lanches saudáveis em vez de guloseimas açucaradas;

  • Beba bastante água, leite e evite bebidas açucaradas como o refrigerante;

  • Coma uma grande variedade de alimentos, incluindo frutas e vegetais, grãos integrais, proteína magra e produtos lácteos;

  • Obtenha cálcio, fósforo e vitaminas D, A e C suficientes em sua dieta.


 

Leia agora:

20 Semanas de Gravidez

Dentes na Gravidez

Cólicas na Gravidez é normal?

Dor no pé da barriga



Posts recentes

Ver tudo