top of page

PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO DEPOIS DO PARTO: Quando a menstruação volta a descer?



A menstruação pode demorar aparecer devido aos hormônios característicos da amamentação prolactina e ocitocina onde acaba inibindo a ovulação. Tem mulheres que chegam a ficar com a menstruação ausente por mais de um ano. Quanto mais tempo o bebê mamar, mais distante será a primeira menstruação depois do parto, mas assim que o bebê começar a diminuir as mamadas, o corpo da mulher reage e ela pode ovular, vindo a menstruação logo a seguir.


Mas como será a menstruação?

A primeira menstruação após o parto pode ser de menor fluxo e com um ciclo espassado de até 40 dias.


Será que há chances de gravidez durante o período de amamentação?

Há sim chances de gravidez durante a amamentação, por isso é recomendado a mulher voltar o uso da pílula anticoncepcional 15 dias após o parto.

É importante lembrar que, a desaceleração das mamadas diminui a produção do hormônio prolactina que inibe a ovulação, desta forma o organismo da mãe pode iniciar o processo da ovulação a qualquer momento.


Mulheres que não amamentam: Quando será a primeira menstruação?

No caso de mulheres que não amamentam, crescem as chances da menstruação voltar no período de 1 a 3 meses após o parto. Lembrando que o ciclo pode variar conforme particularidade de cada mulher, devido a alteração do humor.


As informações do blog tem caráter informativo, portanto não são utilizadas para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page