top of page

POSSO ENGRAVIDAR MENSTRUADA?

Atualizado: 3 de mai. de 2022



Ter relação no início da menstruação engravida?

No início da menstruação as chances de gravidez são praticamente impossíveis, por 3 motivos:

  1. Não há liberação de óvulo. Se neste período a mulher não está ovulando, como ela irá engravidar?

  2. No início da menstruação a mulher tem grande fluxo de sangue. Nesta primeira fase, o sangue é muito denso e em pedaços o que impossibilita a mobilidade dos espermatozoides. Sem contar também que o pH do canal está alterado onde afeta a vitalidade dos espermatozóides que morrem facilmente.

  3. Quando a mulher está menstruada, o que está acontecendo ali no seu útero? A parede que reveste o útero está se desfazendo, ou seja, como que o óvulo fertilizado irá se prender ao útero para iniciar o processo da implantação se a camada que reveste o útero está se desprendendo? As cólicas intensas no início da menstruação são propositais para ajudar o útero a se contrair e desta forma desprender o sangue. Ou seja, devido às contrações de limpeza no útero, dificilmente um óvulo fertilizado irá conseguir se prender ao útero.

Ter relação dias antes de descer a menstruação engravida?

Engravidar dias antes da menstruação é praticamente impossível, pois o óvulo liberado naquele mês já morreu. O óvulo quando liberado tem um período de 12 a 24 hrs para ser fecundado, após este tempo ele morre e é eliminado junto a menstruação. Engravidar dias antes da menstruação só será possível se a mulher ovular duas vezes no mês; o que é bastante raro de acontecer, mas nunca descarte qualquer sintoma de gravidez. Veja aqui a lista completa dos sintomas de gravidez.


Ter relação no final da menstruação engravida?

No final da menstruação a mulher pode sim ter chances de gravidez. Isso acontece, pois o pico de fluxo de sangue já diminuiu, e os espermatozóides poderão vencer as inúmeras barreiras e chegar até as trompas. Os espermatozoides mais fortes, poderão aguentar vivos ali na "portinha" da liberação do óvulo por até 3 dias. Alguns estudos recentes já detectaram espermatozoides vivos dentro da mulher por até 7 dias.


É aí que está o problema. Após 7 dias do término da menstruação, a mulher alcança o período fértil, ou seja, o óvulo será liberado para fecundação. Quando o óvulo for liberado, os espermatozoides vivos já estarão próximos da "portinha" da saída do óvulo para fecundá-lo.


Então pode-se dizer que, manter relação desprotegida no final da menstruação, há chances de gravidez.


Quando devo fazer o teste de gravidez?

Se você desconfia de uma suposta gravidez, faça o teste de farmácia com duas semanas após a concepção, para obter uma confirmação.


Assista ao vídeo para mais detalhes:



 

Leia a seguir:






285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page