top of page

FEZES MAIS DURAS, RESSECADAS E INTESTINO PRESO É SINTOMA DE GRAVIDEZ

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Muitas pessoas percebem que seus hábitos intestinais mudam previsivelmente ao longo do ciclo menstrual mensal. Essa mudança de padrão ocorre porque o intestino é afetado por alterações hormonais relacionadas ao período menstrual.



O intestino preso é um sintoma de gravidez

Normalmente pouco antes da menstruação chegar, o corpo libera hormônios conhecidos como prostaglandinas. Esses hormônios estimulam as contrações musculares no útero ajudando o corpo a perder o revestimento do útero (endométrio) conhecido como menstruação. Como o útero fica perto do intestino, estas substancias de contrações musculares e de relaxamento, acabam interferindo no intestino, deixando as fezes mais macias e amolecidas. No caso da mulher que ainda não descobriu a gravidez, ela pode ficar observando as mudanças contrárias do período pré-menstrual, como por exemplo ao invés de sentir que o intestino está mais solto, com fezes mais amolecidas, as fezes podem ficar mais endurecidas e ressecadas, ao ponto até de constipação e hemorróidas.


No início da gravidez a mulher pode sentir os efeitos dos altos picos dos hormônios como progesterona, estrógeno, prolactina... os vilões da constipação.

Para mulheres com constipação relacionada à DII (doença inflamatória intestinal), ou mulheres com condições como endometriose, miomas uterinos e cistos ovarianos as alterações associadas à progesterona podem piorar ainda mais a constipação.


Uma das complicações mais sérias do intestino preso é o desenvolvimento de hemorróidas, ou seja, a dilatação das veias da região anal, também extremamente comum durante a gravidez. Por isso, se você percebeu a ocorrência de alguns desses sintomas e possui histórico familiar, procure seu médico.


 

Recadinho da Patrícia


Deixe aqui em baixo nos comentários ESTOU AQUI, para que eu possa te conhecer. Siga-me na redes sociais. Vou deixar aqui em baixo mais posts relacionados a esse tema.


VOCÊ PRECISA ASSISTIR:


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page