top of page

9 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

Atualizado: 3 de mai. de 2022

 


Os dois primeiros meses de gravidez ficaram para trás. Bem vinda ao terceiro mês de gravidez! O seu bebê de 9 semanas tem uma idade gestacional de 7 semanas. Com 9 semanas de gravidez, o enjoo matinal está atingindo o pico, dor de cabeça, sono e cansaço fora do normal. Enquanto isso, seu bebê está crescendo, parecendo mais humano e até se movendo.


Desenvolvimento do bebê com 9 Semanas de Gravidez

  • O bebê está crescendo e se movimentando. Esses movimentos são visíveis no ultrassom, mas você ainda não consegue senti-los.

  • Para crescer, o útero recebe mais sangue o que exige mais do seu coração e, por isso, pode sentir-se mais cansada, especialmente quando faz algum esforço físico.

  • À noite, tente dormir deitada para o lado esquerdo para facilitar o fluxo sanguíneo.

  • Suas mãos e pés semelhantes a remos estão começando a se transformar à medida que os dedinhos das mãos e dos pés estão se tornando mais visíveis.

  • O bebê também tem lóbulos da orelha e a ponta do nariz pode ser vista de perfil.

  • As pálpebras do bebê continuam a se formar e cobrir mais os olhos.

  • Se está grávida de uma menina, já é possível identificar o útero e as células reprodutivas imaturas, que se reproduzem dentro dos ovários. Os órgãos sexuais externos começam a diferenciar-se como masculinos ou femininos.

  • Se deseja descobrir o sexo do seu bebê antes das 14 semanas. Existe o exame de sangue chamado de sexagem fetal.


Tamanho do bebê com 9 semanas de Gravidez


O seu bebê tem aproximadamente o tamanho de uma cereja, ou de uma uva rubi.


Sintomas de 9 semanas de gravidez

Se você estiver grávida de 9 semanas sem sintomas, cruze os dedos - você pode passar sem enjoo matinal. Se não, saiba que espero que os tempos difíceis passem em breve. Enquanto isso, aqui estão alguns dos sintomas que você pode experimentar durante a semana 9.


Enjoo matinal: Náuseas e vômitos podem atingir o pico em torno de 9 semanas de gravidez. Para muitos, está difícil agora. Continue fazendo o que ajudar, quer isso signifique lanches constantes, chupando pirulitos, picolé cítrico, ou bebendo água com gás de limão. A grande produção de estrogénios aumenta a sua sensibilidade olfativa e pode começar a enjoar aromas que até aqui lhe eram agradáveis. As náuseas e enjoos tendem a desaparecer perto das 16 semanas (já no 2º trimestre da gravidez).


Fadiga: Acenando com a cabeça em reuniões importantes e enquanto assiste compulsivamente Coisas Estranhas? A fadiga é um dos sintomas mais comuns durante o primeiro trimestre. À medida que seu corpo surge com progesterona, você fica com sono. Tire cochilos, vá para a cama cedo e durma nos fins de semana. Assim como com o enjoo matinal, faça o que você precisa fazer para passar.


Cólicas: Isso geralmente não é sinal de um problema. Cólicas com 9 semanas de gravidez podem ser devido a desidratação, problemas de digestão ou seu útero em crescimento movendo as coisas por lá. No entanto, se as cólicas forem graves ou piorarem, não se esqueça de ligar para o seu médico.


Dores de cabeça: As dores de cabeça na gravidez são comuns por uma variedade de razões, como flutuações hormonais, estresse, alterações na visão, falta de sono, desidratação e fome. Você pode tentar evitá-los descansando, bebendo muita água, comendo com frequência e tentando técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga pré-natal. Verifique com seu médico quais medicamentos para dor de cabeça eles aprovam para você; muitos dão o OK para tomar Tylenol para uma dor de cabeça particularmente irritante.


Mudanças de humor: O enjoo matinal pode deixá-lo mal-humorado. Assim como esses hormônios da gravidez - alguns deles estão mexendo com as partes do seu cérebro que normalmente ajudam você a ficar calmo e coletado. Se você puder, facilite as coisas para si mesmo - pelo menos nas próximas duas semanas, quando o mau humor estiver batendo forte. Remarque compromissos sociais para o segundo trimestre, peça ajuda em sua casa e durma mais.


Xixi frequente: Correndo ao banheiro para fazer xixi a cada 20 minutos? A micção frequente é muito comum durante o primeiro trimestre porque o hormônio hcG (o mesmo que causa náusea) está causando fluxo sanguíneo extra e fazendo com que seus rins produzam até 25% mais urina do que o habitual. Esse sintoma geralmente desaparece no segundo trimestre, mas provavelmente voltará quando seu bebê ficar grande o suficiente para dançar na bexiga.


Ultrassom

O batimento cardíaco fetal do seu bebê já pode ser ouvido pela ecografia. Mas se você ainda não ouviu, logo ouvirá: a maioria dos batimentos cardíacos fetais pode ser ouvida entre 8 e 12 semanas. Ouvir os batimentos cardíacos pela primeira vez é emocionante!



Resumo de Verificação para esta semana

  • Continue tomando vitaminas pré-natais.

  • Continue bebendo cerca de dez a 12 copos de água por dia.

  • Escreva seus sentimentos e experiências em um diário.

  • Converse com seu parceiro sobre intimidade.

  • Converse com seu médico sobre o alívio dos sintomas, se necessário.

  • Procure apoio de saúde mental, se necessário.

  • Faça um plano para anunciar sua gravidez aos amigos/trabalho/Facebook/Instagram.

  • Prepare kits de emergência para lanches e coloque-os onde você mais precisa deles.

  • Limpe seu calendário de quaisquer compromissos desnecessários ou compromissos sociais nas próximas semanas. Dê a si mesmo tempo extra para descansar e permissão para cuidar mais de si mesmo até chegar mais perto do segundo trimestre.


Quando ligar para o médico

Alguns sintomas da gravidez são reconfortantes porque fazem você se sentir grávida. Mas, alguns sintomas podem ser assustadores. Dores e pontadas estranhas ou manchas certamente podem causar preocupação. Você deve sempre se sentir confortável em ligar para o escritório do seu profissional de saúde para fazer perguntas sobre seus sintomas. No entanto, você definitivamente deve ligar ou ir ao hospital nas seguintes circunstâncias: Os sintomas da gravidez vêm e vão. Mas, eles geralmente não desaparecem de uma só vez e não retornam. Avise o seu médico se todos os seus sintomas pararem de repente.

  1. Manchas e sangramentos podem ser perfeitamente normais, mas ainda precisam ser verificados, especialmente se o sangramento é intenso.

  2. Você pode esperar algumas dores leves e pontadas. No entanto, se você estiver tendo cólicas dolorosas ou dor abdominal intensa, precisa consultar um médico imediatamente.

  3. Você também deve fazer essa ligação se não conseguir manter nada baixo, tiver febre, sentir dor quando urinar ou simplesmente não se sentir bem.

Veja também:


ASSISTIR AGORA



 

Leia a seguir:








386 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page