top of page

11 SEMANAS DE GRAVIDEZ | Série Gravidez Semana a Semana

Atualizado: 3 de mai. de 2022

 


Agora você está chegando ao final do primeiro trimestre e seu bebê está começando a parecer um bebê! Se o seu profissional de saúde ainda não discutiu uma triagem de anormalidades cromossômicas, isso pode acontecer na próxima semana.


Desenvolvimento do bebê com 11 Semanas de Gravidez

  • Seus dedos das mãos e dos pés estão separados.

  • Os pequenos punhos estão se preparando para abrir e fechar. ✊

  • As pálpebras dos olhos do seu bebê se fecharam completamente e não abrirão novamente até a semana 26.

  • O rosto aperfeiçoa-se: os olhos deslocam-se dos dois lados da cabeça para a frente do rosto.

  • Seus rins estão funcionando e seu estômago está produzindo suco gástrico.

  • Seu bebê não precisa mais de seu saco vitelino rico em nutrientes, porque a placenta assume o controle em conjunto com os órgãos do bebê.

  • Botões de dente: Acredite ou não, seu bebê em crescimento está começando a ter botões de dente sob as gengivas, mesmo que seu primeiro dente não apareça até cerca de quatro a sete meses após o nascimento.

  • Crescimento do cabelo: Os folículos pilosos estão começando a se formar na cabeça e no corpo do seu bebê.

  • O feto flutua livremente no líquido amniótico.

  • Já se podem distinguir os órgãos genitais externos, masculinos ou femininos. Na segunda ecografia da gravidez, já será possível observar se está grávida de uma menina ou de um rapaz. (Exame Sexagem Fetal, consegue descobrir o sexo do bebê com menos de 12 semanas)

O que é saco vitelino?

O saco vitelínico funciona para fornecer alimento ao embrião durante os estágios iniciais até a placenta assumir, então será substituída pela placenta por volta da 10ª a 11ª semana. E aos poucos, ela vai encolhendo e murchando e sendo "absorvida" por outras partes e no futuro ela integrará a parede intestinal do bebê.


Tamanho do bebê com 11 semanas de Gravidez

O seu bebê tem aproximadamente o tamanho de um tomate cereja.


Sintomas de 11 semanas de gravidez

Seu cabelo pode crescer mais rápido e cair menos, às vezes, a textura do cabelo também muda, fazendo com que o cabelo fique mais seco ou oleoso do que antes. Se o seu cabelo está ficando comprido e grosso, e suas unhas estão ficando fortes e saudáveis, aproveite esta fase!

A barriga de gravidez é típico começar a aparecer entre as semanas 12 e 16 semanas de gravidez pela primeira vez. Se você já esteve grávida antes, pode já estar aparecendo, já que seu corpo já se esticou antes.

Cansaço, enjoos matinais, cólicas, dores de cabeça, mudança de humor e xixi frequente ainda vão continuar. Fique calma, logo passa e melhora!


Exame:

A triagem genética pré-natal pode continuar esta semana com um teste de translucidez nucal. A triagem de translucidez nucal é um ultrassom que mede o espaço cheio de líquido atrás do pescoço do bebê. Quando a medição é maior do que o esperado, há uma chance de que o bebê possa ter um distúrbio genético, como a síndrome de Down.


No entanto, é apenas um teste de triagem. Resultados fora do intervalo não significam que seu filho tenha um problema cromossômico, mas significam que seu médico provavelmente recomendará mais testes. Além disso, o momento deste teste é muito importante. Um falso positivo pode resultar se a datação da gravidez não estiver correta. O melhor momento para esse ultrassom é entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias.


Este teste geralmente faz parte da triagem do primeiro trimestre, que também inclui um exame de sangue. Juntos, os testes fornecem mais informações. No entanto, nem todas as pessoas passam por ambas as partes da triagem. Você pode fazer o exame de sangue, o ultrassom ou ambos.


ASSISTIR AGORA


 

Leia a seguir:











830 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page