top of page

O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

1 MÊS DE GRAVIDEZ | Semanas 1, 2, 3, 4



O óvulo que vai se transformar em bebê se preparando para deixar seus ovários.

O óvulo fará uma viagem pelas trompas de falópio onde se unirá ao espermatozoide.

A concepção só irá ocorrer daqui a 14 dias, mas o início de uma gravidez é calculado a partir do primeiro dia da ultima menstruação.


O PRIMEIRO MÊS DE GRAVIDEZ é marcado por 4 fases:

  • Menstruação

  • Período Pré Ovulação

  • Ovulação

  • Fecundação


1ª SEMANA DE GRAVIDEZ

MENSTRUAÇÃO:

Menstruação é a descamação da parede do útero ou seja endométrio.

1ª semana, está relacionada a limpeza!


2ª SEMANA DE GESTAÇÃO

PERÍODO PRÉ OVULATÓRIO:

A fase pré ovulatória é o período em que o óvulo se desenvolve para sair do ovário e o útero se prepara para poder receber o óvulo fecundado. Com o aumento do hormônio progesterona, engrossa a camada de revestimento do útero, chamada de endométrio, essa camada é composta por: sangue, fluidos e nutrientes.

O endométrio então é considerado como um solo fértil para o óvulo fecundado.


3ª SEMANA DE GRAVIDEZ

OVULAÇÃO:

A fase da ovulação é mais conhecida como período fértil, ou seja, é quando o ovário libera o óvulo para ser fertilizado.

Neste período a mulher tem a presença de uma quantidade maior de lubrificação. Isso acontece porque o estrogênio alcançou seu pico máximo, fazendo surgir um muco muito viscoso transparente (semelhante à clara de ovo).

Esse período dura 7 dias.

Marcados assim: 3 dias antes da ovulação e 3 dias depois da ovulação.


4ª SEMANA DE GRAVIDEZ

FECUNDAÇÃO

Você está oficialmente grávida! É marcado como período de fecundação. A fecundação é quando o espermatozóide penetra o óvulo e consegue fecundar o óvulo. Esse óvulo agora fecundado irá sair daqui das trompas e se dirigir até ao útero. Quando o óvulo fecundado encosta na parede do útero acontece a nidação. Durante a nidação a mulher poderá encontrar um pouquinho de sangue em sua calcinha e uma leve sensação de cólica em seu abdômen. A partir desta semana começará a produção do hormônio hCG, onde poderá ser identificado através dos testes de farmácia ou exame de sangue. Quanto mais tempo e semana passarem mais aumentará os níveis deste hormônio hCG e, as suas chances de obter um positivo com 10 dias de atraso da menstruação será alto.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page