Alguns médicos recomendam a grávida evitar de comer sushi por 3 motivos:
a gestação tem a imunidade mais fragilizada.
o sushi tem alto risco de contrair infecção parasitária;
o peixe cru mal refrigerado aumenta o risco de proliferação de bactérias causando uma grave intoxicação alimentar, levando a gestante a desidratação, por conta da diarréias e vômitos.
A gestante pode optar por alguns cuidados antes de comer o sushi:
O peixe utilizado para sushi geralmente é fresco, mas congelar o alimento antes do consumo é uma opção para eliminar os parasitas que podem estar presentes no peixe.
Escolha uma restaurante de confiança, que você tenha segurança na refrigeração e manuseio com o peixe.
Diminua o consumo do peixe com altos níveis de mercúrio ou vitamina A, que podem ser prejudiciais ao feto se consumidos em excesso. Exemplo atum, peixe-espada, cação e tubarão.
Evite o molho de soja, ou molho shoyu, possui um nível muito alto de sódio e pode gerar complicações na gestação, como o aumento da pressão arterial. Uma boa opção é temperar seu sushi com azeite de oliva e limão.
Prefira consumir Sushi quente com vegetais.
Opte por tipos de sushis vegetarianos, feitos com pepino, abobrinha e manga no lugar dos peixes.
O SUSHI TRANSMITE TOXOPLASMOSE?
Se você tem segurança na refrigeração e manuseio do peixe no restaurante, não há do que se preocupar, visto que o sushi não transmite a doença toxoplasmose.
Vantagens do sushi na gravidez
As algas utilizadas para o preparo das peças, bem como dos temakis, são ricas em proteínas, fibras, vitaminas A e C, além do complexo B.
O peixe é rico em vitaminas e ômega 3, e é muito importante na dieta da gestante.
De preferencia para comer esses peixes na gravidez: salmão, sardinha, tilápia, linguado, pescada.
Agora, se você tem dúvidas da procedência do peixe ou sushi, na dúvida é melhor comer bem cozido e ainda quente para evitar a contaminação por bactérias.
Comments