A dor no pé da barriga, dor pélvica, dor no baixo ventre ou pode ser sentida uma fisgada de queimação na pele somente de um lado, durante o desenvolvimento da gestação é bastante comum. Durante a gravidez, há um ligeiro crescimento do abdome somado ao peso do bebê, que resulta em uma distensão muscular, muitas vezes sentida no segundo ou terceiro trimestre de gravidez, este estiramento das fibras musculares é percebida em algumas situações:
ao caminhar
ao se deitar
quando vira de um lado para outro na cama
quando sentar e levantar
quando pega peso
quando empurra algum objeto como exemplo carrinho...
quando faz algum tipo de esforço
quando precisa se agachar
DOR NO PÉ DA BARRIGA TAMBÉM PODE SER OUTRA COISA?
Quando a dor no pé da barriga durante a gravidez é intensa e acompanhada por outros sintomas como perda de líquidos pela vagina, febre, calafrios e dor na cabeça, pode ser indicativo de situações mais graves, devendo a mulher ir ao hospital o mais rápido possível para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.
1. GRAVIDEZ ECTÓPICA
É caracterizada pela implantação do embrião fora do útero, normalmente nas tubas uterinas. Além da dor no pé da barriga, que pode ser bastante intensa, pode haver também o surgimento de outros sintomas, e pequena perda de sangue pela vagina.
Recomendo assistir ao vídeo sobre sintomas e causas gravidez Ectópica. Recomendo assistir causas e sintomas de GRAVIDEZ ECTÓPICA
2. ALERTA PARA ABORTO ESPONTANEO
Fique atenta a um possível aborto espontâneo, somados a pontada no pé da barriga aos demais sintomas característicos, como: febre, perda de líquidos pela vagina, sangramentos e dor de cabeça constante, calafrios. Recomendo ler também após aborto espontâneo, quando é seguro engravidar novamente?
3. CONTRAÇÕES
A ocorrência de contrações no segundo trimestre de gestação, conhecidas como contrações de treinamento ou contrações de Braxton Hicks, também podem causar dor no pé da barriga, que são mais leves e que duram no máximo 60 segundos.
Recomendo assistir ao vídeo fases e etapas do trabalho de parto. Recomendo você assistir FASES E ETAPAS DO TRABALHO DE PARTO
DICAS PARA ALIVIAR
Caminhar com suavidade e cuidado com a postura;
Evitar sapatos com salto alto;
Evitar esforço físico;
Evitar levantar e arrastar peso, para pegar objetos no chão, sempre que possível utilize um apoio (mesa, sofá..) e dobre os joelhos para se aproximar do objeto. Nunca incline sua coluna;
Sentar-se para vestir calcinha, calça;
Descansar sempre que possível;
Evitar ficar deitada com a barriga para cima, deite do lado esquerdo com apoio de um travesseiros entre as pernas e barriga.
Praticar hidroginástica, pilates ou alongamentos;
Uso de cinta de suporte, indicada pelo obstetra, ajuda a aliviar a pressão da barriga.
Calcinhas altas que sustentam o peso da barriga também são indicadas, porém merecem atenção especial porque não devem apertar a barriga, somente oferecer sustentação.
Fisioterapia auxilia no tratamento e prevenção das dores;
Bolsa de água quente na região.
Comments