top of page

COMO ENROLAR O BEBÊ NA MANTA passo a passo na maneira correta.

Atualizado: 18 de jan. de 2022

Enrolar o bebê quando nasce em um cueiro ou manta é uma prática milenar, conhecida também como charutinho do bebê.


Essa técnica é conhecida por ajudar a acalmar os bebês. Muitos acreditam que panos têm um efeito tão calmante nos recém-nascidos porque envolve o bebê como a bolsa amniótica onde ele estava inserido no ventre materno.


Lembre-se que enrolar o bebê não é tão bom para o bebê, quanto ele estar no colo materno, onde ele recebe o calor, cheiro e a afetividade da mãe, por isso que essa técnica é um ótimo substituto para quando a mãe não está por perto.


A mãe precisa se atentar para que o bebê não passe muito calor, por morarmos em um país tropical. Para isso escolha uma fralda bem fina ao invés de uma manta ou cueiro.



passo 1

Tire-o e dobre a faixa em um triângulo dobrando um canto para trás. Coloque seu bebê no centro com os ombros logo abaixo do canto dobrado.


passo 2

Coloque o braço direito do seu bebê ao lado do corpo, levemente dobrado. Pegue o mesmo lado da faixa e puxe-a com segurança pelo peito do seu bebê, mantendo o braço direito sob o tecido. Dobre a borda da faixa sob o corpo, deixando o braço esquerdo livre.

passo 3

Dobre o canto inferior da faixa para cima e sobre os pés do seu bebê, colocando o tecido na parte superior da faixa pelo ombro.


passo 4

Coloque o braço esquerdo do seu bebê ao lado do corpo, levemente dobrado. Pegue o mesmo lado da faixa e puxe-a com segurança pelo peito do seu bebê, mantendo o braço esquerdo sob o tecido. Dobre a borda da faixa sob o corpo deles.


Por que enrolar o bebê?

Existem muitos benefícios na técnica de enrolar o bebê na manta ou no cueiro

  • O bebê se sente protegido, aquecido como no ventre materno.

  • Acalma

  • Facilita o sono

  • Ajuda a evitar que os bebês se acordem com seu reflexo Moro. O reflexo Moro acontece quando o bebê abre os braços com susto e choro, quando a mãe tira a sua roupinha para dar banho ou quando a mãe simplesmente coloca o bebê na cama para trocar a sua fralda. O recém nascido age desta forma, pois ele sente-se desprotegido e com uma sensação de que está caindo. O bebê recém nascido abre os braços procurando a parede do útero materno, para se sentir seguro.

Shhhh Shhhh – O som favorito do bebê

“O som “shhh shhh” é parte de quem somos, tanto que até adultos acham o som das ondas do mar relaxante. Este era o som do útero materno, então ele ouvir este som ele se sente calmo e seguro como se estivesse dentro do útero da mãe.

Para bebês recém nascidos, “shhh” é o som do silêncio. Ele estava acostumado a ouvir tal som 24 horas por dia, tão alto quanto um aspirador de pó. Coloque sua boca 10-20 cm de distância dos ouvidos do bebê e faça “shhh”, “shhh”. Aumente o volume do “shh” até ficar tão alto quanto o choro do bebê. Pode parecer rude tentar “calar” um bebê choroso fazendo “shh”, mas para o bebê, é o som do que lhe é familiar.

Na primeira vez fazendo “shhh”, seu bebê deve ficar quietinho após uns 2 minutos. Com a prática, você será capaz de acalmar o bebê em poucos segundos.


Para substituir o “shhh”, pode-se ligar:

– secador de cabelos ou aspirador de pó – som de ventilador ou exaustor

– som de água corrente – som do fundo do mar

– sons de batimentos cardíacos

– rádio fora de estação ou babá eletrônica fora de sintonia – secadora de roupas ligada

– máquina de lavar louças

– O barulho do carro ligado também acalma a criança.


Pode enrolar um bebê com muita força?

Não há necessidade de enrolar o bebê com muita força e nem muito apertado, deve manter a área do quadril mais solta. Isso incentiva a mobilidade e o desenvolvimento adequado do quadril, diminuindo o risco de desenvolver problemas como displasia do quadril.


Pode amamentar um bebê enrolado ou enfaixado?

Não é recomendado que você amamente (ou mamadeira) um bebê enfaixado. Existem algumas razões para isso. Primeiro, pesquisas mostram que muitos bebês usam ativamente as mãos para amamentar para ajudá-los a localizar o mamilo. Segundo, o corpo do bebê envolto na manta dificulta os movimentos do abdômen e faz o bebê a ficar com calor.


O bebê pode dormir a noite toda enrolado?

O bebê recém nascido pode dormir a noite toda enrolado na manta ou no cueiro, mas a mãe deve ficar atenta se o bebê está com calor. Agora, um bebê com mais de 2 meses não é recomendado, pois a criança começa a rolar por volta dos 4 meses, mas é possível que as crianças começam muito mais cedo. Se o seu filho rolar enquanto estiver enfaixado, não será capaz de usar os braços para se recuar e aumentar suas chances de sufocamento.


SEGURANÇA AO ENROLAR O BEBÊ NA MANTA

Se você for usar o casulo em um bebê por alguma necessidade específica ou indicação médica, o método deve seguir algumas recomendações fundamentais de segurança. Atenção para elas:

O charutinho não deve ser frouxo demais, a ponto da manta ou cueiro se soltar e apresentar risco de sufocamento.

Também não ser apertado demais, para evitar apertar o tórax e prejudicar a respiração. A dica é que pelo menos uma mão caia entre a manta e o tórax do bebê.

Cuidado para o cueiro não ser muito apertado na região das pernas e do quadril.

O uso do casulo não deve ser prolongado.

Converse sobre o assunto com seu pediatra, para ir avaliando até quando fazer uso da técnica


Assista ao conteúdo no Youtube


236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page