O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

BEBÊ | AMARELÃO DO BEBÊ RECEM NASCIDO, Veja as dicas!


Porque acontece o amarelão no bebê recém nascido?

Ainda quando está no útero, o bebê precisa produzir muita hemoglobina para aproveitar todo o oxigênio que chega pelo cordão umbilical. Depois que a criança nasce e o oxigênio passa a entrar pelas vias áreas, o organismo do recém-nascido começa eliminar a hemoglobina em excesso, produzindo uma substância chamada bilirrubina, essa substancia causa o amarelão.

  • Bebês nascidos prematuros;

  • Mães que tiveram infecção urinária durante a gestação;

  • Mães que tem o tipo de sangue não compatível com o do filho;

Quais os riscos de ter o amarelão?

O amarelão pode causar complicações de forma severa caso não haja tratamento adequado:

  • Encefalopatia aguda da bilirrubina: condição causada pela presença do pigmento amarelo no cérebro, a qual pode gerar danos significativos como choro estridente, dificuldade de alimentação, febre e apatia.

  • Kernicterus: ocorre quando a encefalopatia aguda por bilirrubina gera danos permanentes ao cérebro, resultando em movimentos involuntários e/ou perda de audição.

Se o grau da substância que causa o amarelão estiver elevado, é preciso submeter o recém-nascido à fototerapia, tratamento que, através da exposição a uma luz fria, estimula a eliminação da bilirrubina.

Quanto tempo leva para perceber?

Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê.


Quanto tempo leva para desaparecer?

A doença fisiológica costuma se estender de sete a dez dias e regredir espontaneamente.


Como tratar o amarelão?

  • O Leite materno ajuda, pois o leite materno tem substâncias que favorecem o processamento da bilirrubina., minimundo a pigmentação amarelada produzida pelo fígado.

  • A fototerapia é o tratamento mais indicado.


Fototerapia

Visa expor o bebê nu à lâmpada que emite luz azul-esverdeada, a qual altera as moléculas de bilirrubina de forma com que possam ser eliminadas pela urina e pelas fezes.

  • Sol - Os banhos de sol a criança deve estar somente de fralda e com proteção nos olhinhos. Tempo Máximo: 5 minutos – Horários: Antes das 10hs da manhã e depois das 16hs da tarde.

  • Banho de Picão - O picão é famoso para tratar problemas no fígado e úlceras, além de estimular a excreção da bilirrubina.

- Para o banho de picão, acrescente em uma panela 2 litros de água e 10 colheres de sopa de folhas de picão picadas.

- Ferva e abafe por 10 minutos.

- Coe.

- Quando a temperatura estiver ideal para o bebê, faça o banho.

- Para deixar o banho para amarelão mais agradável, acrescente 3 colheres de sopa de camomila na receita, que além de ter um aroma agradável, ainda acalma o bebê.


Posts recentes

Ver tudo