O que você está procurando?

podcast-4.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Alimentos super perigosos na gravidez

O que não pode comer na gravidez? Essa é uma grande dúvida das gestantes que acabaram de descobrir a gravidez. Neste artigo vou te explicar direitinho da melhor forma. Acompanhe abaixo e descubra quais sãos os alimentos super perigosos na gravidez.


1. Queijos, leite e outros laticínios

O que não pode comer?

Queijos não pasteurizados, como queijo branco de minas, azul dinamarquês, Gorgonzola e Roquefort (a menos que cozidos até ficar quente). Queijos macios com um revestimento branco do lado de fora têm mais umidade. Isso pode facilitar o crescimento de bactérias. Esses tipos de queijos são ricos em fungos que é tóxico para a imunidade fragilizada da gestante.


Por que não pode comer?

A Listeriose é uma doença transmitida por uma bactéria chamada Listeria. Esses queijos podem possuir a bactéria Listeria monocytogenes que causa a doença Listeriose, levando a uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria.

A Listeria se contraída durante a gravidez; a infecção pode resultar em:

  • aborto espontâneo;

  • induzir nascimento prematuro;

  • até mesmo morte intrauterina;

  • causar infecção grave no bebê recém-nascido.

A Listeriose raramente afeta crianças ou adultos saudáveis, mas gestantes, que normalmente estão com a imunidade comprometida. A bactéria pode sobreviver à refrigeração e ao congelamento, por isso não é fácil determinar quando é seguro comer determinados tipos de queijo. Estamos falando de queijos, mas essa mesma bactéria pode estar presente em outros produtos não pasteurizados, carnes contaminadas, frios e embutidos, frutos do mar defumados e congelados, vegetais crus contaminados.

Esses queijos e leite podem comer na gravidez:

Queijos pasteurizados como ricota, cream cheese, catupiry, requeijão, cottage, mussarela, suíço, gouda, cheddar e parmesão. Leite pasteurizado, iogurte, creme e sorvete.

Na dúvida, leia sempre o rótulo e deve-se evitar queijos em que estejam escritas as palavras leite cru ou leite não pasteurizado. Você também pode cozinhar queijo até ficar quente e matar bactérias, reduzindo o risco de listeriose.

2. Carnes e Embutidos

O que não pode comer?

Toda carne crua ou mal cozida, como frango, carne bovina, carne de porco e fígado.

Cuidado com todos os tipos de patê, incluindo patê vegetariano, embutidos como presunto, salsicha e linguiça.

Por que não pode comer?

Porque embutidos ou enchidos tais como patê, salsicha, linguiças, chouriços, salame, calabresa, presuntos, pepperoni são feitos com carne crua e, por isso, podem ser também fontes de ovos da toxoplasmose. Por tanto há risco de contrair toxoplasmose se você comer carne crua e mal cozida, o que pode causar mal formação do feto, aborto espontâneo ou causar doença grave no recém-nascido se este for infectado no útero da mãe. Portanto, esses alimentos não devem ser consumidos sem serem antes cozinhados.

Segundo estudos e pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria, a Toxoplasmose se contraída na gravidez pode causar malformações ao feto. Dentre elas destacam-se: danos neurológicos, deficiência mental, cegueira, estrabismo, retardo mental, hidrocefalia e microcefalia.

*Lembrando que se a mulher já foi infectada por Toxoplasmose antes de engravidar, ela está imune a esta doença e não há o que se preocupar.


Assim pode comer:

Carnes e embutidos bem cozidos a baixo risco de contaminação por toxoplasmose.


3. Ovos

O que não pode comer?

Ovos de galinha crus ou parcialmente cozidos ou fritos.

Por que não pode comer?

É improvável que a bactéria salmonella prejudique seu feto, mas você pode ter intoxicação alimentar que pode causar diarréias graves, vômitos, febre e morte. Muito cuidado com o consumo de sobremesas com massa crua, molhos e temperos caseiros que usam ovos crus na receita, como a maionese caseira.

Assim pode comer:

Ovo bem cozido ou frito.


4. Peixe

O que não pode comer?

Peixe cru, peixe defumado, como salmão defumado e truta

Qual peixe evitar?
  • espadarte

  • marlin

  • tubarão

  • marisco cru

  • atum

Por quê? Você deve limitar o atum porque ele tem mais mercúrio do que outros peixes. Se você comer muito mercúrio, isso pode ser prejudicial ao seu feto. Você deve limitar os peixes oleosos porque eles podem ter poluentes como dioxinas e bifenilos policlorados neles. Se você comer muito disso, eles podem ser prejudiciais ao seu feto. Você deve evitar mariscos crus porque eles podem ter bactérias, vírus ou toxinas nocivas. Isso pode deixá-lo doente e intoxicação alimentar.

Por que não pode comer peixe cru?

Comer peixe cru aumenta o risco de desenvolver uma infecção parasitária. A bactéria listeria também está ligada ao peixe defumado, as pessoas com maior risco de infecção grave (incluindo mulheres grávidas) só devem comer produtos de peixe defumado que tenham sido cuidadosamente cozidos. Ao cozinhar produtos de peixe defumado em casa, certifique-se de que eles estejam quentes o tempo todo.


Assim pode comer:

Peixe e frutos do mar bem cozidos; Sushi, desde que o peixe tenha sido cozido completamente.

5. Frutas/Saladas/Legumes e Verduras

As frutas, saladas, legumes e verduras mal lavados são fontes de contaminação da doença toxoplasmose, que pode causar aborto, parto prematuro, mal formações e morte do bebê intrauterina.

6. Bebidas

Bebida alcoólica; beber álcool durante a gravidez pode levar a danos a longo prazo ao seu bebê.

Cafeína: Você pode tomar cafeína, mas não mais do que 200mg por dia.

Há:

100mg em uma caneca de café instantâneo

140mg em uma caneca de café com filtro

75mg em uma caneca de chá (o chá verde pode ter a mesma quantidade de cafeína que o chá normal)

40 mg em uma lata de cola

80 mg em uma lata de 250 ml de bebida energética

menos de 25mg em uma barra de 50g de chocolate amargo comum

menos de 10 mg em uma barra de 50 g de chocolate ao leite comum

7. Mistério

Canela, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros órgãos, recomendam que esse ingrediente seja banido da dieta da grávida.


Em excesso, a canela pode fazer mal durante a gestação por alguns motivos.

Primeiramente, ela possui substâncias (como a cumarina) que causam contrações no útero e sangramentos vaginais, o que pode levar a abortos espontâneos e partos prematuros (que além de serem um risco para o neném, também podem comprometer a vida da mãe). Outra situação que pode acontecer ao ingerir a canela é o aumento do fluxo sanguíneo. Na gestação, isso pode ser perigoso, já que os batimentos cardíacos são acelerados, trazendo uma sensação de mal-estar. Isso também pode causar agitação e complicações no bebê. Alguns estudos ainda dizem que a canela afeta o sistema nervoso central do bebê, podendo provocar assim má formação ou alterações no desenvolvimento cognitivo, além de favorecer futuramente a agressividade e dificuldades na aprendizagem, por exemplo.

Vitamina A Grávidas que tomam vitamina A em excesso têm maior risco de gerar bebês com malformações, diz estudo da Universidade de Boston (EUA). Entre as malformações estão lábio e lábio leporino, defeitos no cérebro e coração.















A vitamina A é responsável pela formação dos olhos, pulmões, rins, ossos, além dos sistemas respiratório, circulatório e nervoso. Logo, sua inconstância, ou seja, a falta ou o excesso pode afetar negativamente.

A carne de fígado tem grande concentração da vitamina A. Por esse motivo, a gestante deve comer de forma moderada.

Consulte o seu obstetra e/ou nutricionista e não coma nenhum alimento proibido pelos profissionais.


Assista este conteúdo:


Fonte:

Excesso de vitamina A na gravidez causa danos ao feto

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/07/brasil/52.html

Grávida deve evitar canela? (Anvisa)

https://minutosaudavel.com.br/gravida-pode-comer-canela/

O que Toxoplasmose causa ao feto?

http://coral.ufsm.br/midia/?p=43402

Posts recentes

Ver tudo