Com 6 semanas você está com 2 mês de gravidez. O seu corpo e seu bebê estão mudando rapidamente. Nesta semana, mais órgãos do seu bebê estão começando a se formar, e você pode estar começando a sentir toda a força dos hormônios da gravidez.
Tamanho do bebê com 6 semanas de Gravidez
O tamanho do seu bebê com 6 semanas é do tamanho de uma goma de chiclete minúscula. Ainda seu bebê não tem traços humanos, mas a pequena cauda desapareceu, agora os pequenos botões que aparecem dão lugar aos braços e as pernas.
Desenvolvimento do bebê com 6 Semanas de Gravidez
A placenta, o saco amniótico e o cordão umbilical estão amadurecendo esta semana para assumir plenamente suas responsabilidades.
Embora o coração do seu bebê ainda esteja se desenvolvendo, é o primeiro órgão a funcionar. Durante a semana 6, o pequeno coração começa a bater. O coração já bate cerca de 150 vezes por minuto, mas dificilmente será detectado pela ultrassom.
O tubo neural fecha esta semana.O tubo neural se torna o cérebro e a medula espinhal do seu bebê.
Os sistemas digestivo, reprodutivo e urinário estão nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Ultrassom Inicial
Às 6 semanas de gravidez, o médico pode usar um ultrassom para avaliar:
O saco gestacional, o saco vitelino e o pequeno embrião (o pólo fetal) para verificar uma gravidez dentro do útero;
Meça o tamanho do saco gestacional e do embrião para obter uma estimativa mais precisa da idade gestacional;
Determine se há mais de um bebê;
Tenha um vislumbre de um coração minúsculo batendo entre 90 e 150 batimentos por minuto.
Dicas para a gestante com 6 semanas
Você está se sentindo um pouco diferente esta semana. Os hormônios da gravidez geralmente entram em ação por volta da 6° semana de gravidez.
Fadiga
A fadiga é uma parte normal do início da gravidez. Os hormônios da gravidez, especialmente a progesterona, podem fazer você se sentir cansada.
Seu corpo também está trabalhando duro, ajustando-se a todas as mudanças físicas e emocionais que a gravidez traz. Falta de sono, não comer bem, estresse excessivo e anemia também podem contribuir para a falta de energia, por isso é importante tomar o suplemento vitamínico sulfato ferroso no início da gravidez.
Enjoo matinal
Os hormônios da gravidez começam a inundar seu sistema por volta das semanas 6 a 8 e diminuem por volta das 12 a 16 semanas, trazendo consigo náuseas e vômitos.
Quando os enjoos começam?
Duas a três semanas após a concepção - que é cerca de 6°semana da sua gravidez - geralmente é quando o enjoo matinal começa.
Dica: Ao levantar tome um suco natural de sua preferência, bolachinha, ou barrinha de cereal. Levante suavemente, faça a higiene bucal com um antisséptico sem álcool.
Sensibilidade nos seios
O aumento do fluxo sanguíneo e o início do desenvolvimento da glândula láctea provavelmente estão deixando seus seios super doloridos ou macios. Sutiãs de apoio próprios para gestante podem ajudá-los a se sentir melhor.
Xixi Frequente
Náuseas e vômitos não são as únicas coisas que fazem você correr para o banheiro. Durante a gravidez, a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto aumenta de 30% a 50%.
À medida que a quantidade de sangue e líquido que flui pelo seu corpo aumenta, seus rins começam a funcionar de forma mais eficiente, levando a urinar com maior frequência.
As alterações nos rins começam imediatamente e atingem o pico entre a semana 16 e a semana 28,7 Além disso, sua bexiga fica diretamente na frente do útero. À medida que seu útero cresce, ele empurra contra a bexiga, o que significa que você sentirá vontade de urinar com mais frequência.
Infecção do trato urinário
Uma infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana comum na gravidez. Mas como os sinais tradicionais de uma ITU - como urgência e frequência em urinar - são típicos na gravidez, você pode não perceber que tem uma infecção.
Por causa disso, é importante estar ciente de outros sintomas da ITU, como dor, queimação ou desconforto ao urinar; sangue ou muco na urina; e urina turva ou com cheiro ruim. Se você tiver algum desses, entre em contato com seu profissional de saúde que pode confirmar e tratar qualquer infecção com antibióticos. Infecção urinária pode causar aborto ou parto prematuro. Fique atenta!
Resumo 6 semana
Continue tomando vitaminas pré-natais.
Descanse um pouco mais.
Mantenha-se hidratado bebendo de 10 a 12 copos de água todos os dias.
Esteja preparado para combater náuseas.
Inicie um diário ou caderno de gravidez.
Registre seu histórico médico pessoal, familiar e de parceiro; fale com parentes para obter mais detalhes, se necessário.
Vá à sua primeira consulta de pré-natal ou faça e prepare-se para sua próxima consulta.
O seu pequeno embrião está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais a cada dia. Na próxima semana, o bebê continua a crescer à medida que você continua a sentir os efeitos de seu corpo e hormônios em mudança.
Comentarios