SEGUNDO MÊS DE GRAVIDEZ | Como está o seu bebê no ventre?
Bom, primeiramente meus parabéns!!! Pois, provavelmente foi neste mês que você descobriu que está grávida!!!
No segundo mês de gestação marcada pela 5ª, 6ª, 7ª e 8ª semana lunar o zigoto passa a ser chamado de embrião. É também no segundo mês que a placenta e o cordão umbilical se diferenciam, e a mãe sente os primeiros sintomas da gravidez.
Com 5 à 6 semanas seu bebê tem o tamanho de um grão de arroz;
Com 7 à 8 Semanas tem o tamanho de um grão de feijão;
As mãos e os pés estão crescendo e se posicionando um pouco mais para frente do corpo. Enquanto aquela pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo aos poucos. O coração do feto já bate cerca de 150 vezes por minuto.
É durante o segundo mês que se forma o esqueleto do bebê. Algumas feições faciais começam a surgir, assim como, como o nariz, a boca e as orelhas. Porém, ainda não estão no formato de um bebê.
A formação do corpo e órgão do bebê exige um esforço a mais do organismo da gestante, por isso, a necessidade de nutrientes aumenta consideravelmente. Então, é muito importante prestar atenção redobrada à alimentação, dando preferência às comidas saudáveis e nutritivas.
É absolutamente normal que o médico prescreva algumas vitaminas, dentre elas, a mais comum é o ácido fólico e o sulfato ferroso.
Como está a mãe com dois meses de gravidez?
Nesse estágio, seu corpo terá algumas mudanças, seus peitos ficam mais inchados e pesados. Em algumas mulheres as veias ficam mais aparentes nos punhos e seios, o que é causado pelo aumento do volume sanguíneo e do elevado nível de hormônios.
Uma das razões para essas alterações é o fato de seu corpo estar inundado de hormônios, hCG (Hormônio da gravidez), aumento do hormônio progesterona e o estrogênio. Esses hormônios também podem influenciar outros sintomas, como gases, constipação (prisão de ventre), enjoo, tontura, mudanças na pigmentação da pele (como o escurecimento dos mamilos), dores musculares, fadiga, sono e cansaço excessivo.
O segundo mês de gravidez deve ser tratado com muito cuidado e atenção pela gestante. Pois os primeiros três meses de gravidez se trata de toda a formação plena do bebê. A mãe precisa entender a importância do pré-natal, pois é a partir desse acompanhamento de consultas e exames que os demais cuidados necessários são descobertos.
Meus parabéns minha linda pela sua gestação! Lhe convido a inscrever-se aqui no canal para continuar a acompanhar a sua gestação. Dê uma olhadinha aqui embaixo na descrição, pois separei novos vídeos que recomendo você assistir. Assista agora e eu te encontro no próximo vídeo até!
Fonte: Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa (CRM: 5279398-1) Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral.
Comments